TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Socioambiental

Artigos Científicos: Responsabilidade Socioambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 7

UNOPAR VIRTUAL

Bacharelado em Administração

PRODUÇÃO TEXTUAL 2 – 1º SEMESTRE

DISCIPLINA

PROFESSOR

Teorias da Administração I

Fabiano Galão

Comunicação e Linguagem

Elisa Nantes

Sociologia

Wilson Sanches

Filosofia

Márcia Bastos

TEMA DO SEMESTRE: FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO I

Objetivo:

Aprofundar os conhecimentos adquiridos com as disciplinas do primeiro semestre do curso de graduação em Administração.

Caro aluno

• Neste trabalho você deverá resolver o estudo de caso apresentado;

• O trabalho será realizado Individualmente;

• Lembre-se que é importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas que ocorrem no semestre;

• A atividade deverá ser desenvolvida conforme as orientações que constam após os textos;

• O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT; acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”.

• Lembre-se que a pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho, no entanto quando utilizar citações de outros autores você deverá mencioná-los no trabalho (norma ABNT);

• O trabalho deve ser postado no portfolio, na pasta especifica.

• Lembre-se que seu tutor eletrônico esta à disposição na sala do tutor, para orientações.

• ATENÇÃO: atente-se para o prazo de envio da atividade.

UNOPAR VIRTUAL

Bacharelado em Administração

TEXTO 1:

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA PETROBRAS

A Responsabilidade Social é um dos pilares de atuação da Companhia, junto com crescimento integrado e rentabilidade. Dentro do Plano Estratégico 2020 e seus atributos de Visão, traçou-se desafios de gestão específicos em Responsabilidade Social.

Em sua Política de Responsabilidade Social, a Companhia passou a reunir diretrizes específicas nas áreas de gestão integrada, desenvolvimento sustentável, direitos humanos, diversidade, trabalho decente, investimento social sustentável e compromisso da força de trabalho. Antes, as diretrizes de responsabilidade social estavam descentralizadas nas diferentes políticas corporativas.

Reconhecida pela sua marca de excelência na produção de petróleo, gás e derivados, a Petrobras divulga sua Política de Responsabilidade Social visando atingir o desafio de ser referência internacional em responsabilidade social na gestão dos negócios, contribuindo para o desenvolvimento sustentável

Fonte: PETROBRAS. Responsabilidade Social e Ambiental. Disponível em: <http://www2.petrobras.com.br/portal/responsabilidade.htm>. Acesso em: 13 dez. 2010.

TEXTO 2:

PROGRAMA PETROBRAS AMBIENTAL

Alinhado ao Plano Estratégico e ao Plano de Negócios, o Programa Petrobras Ambiental confirma o compromisso da Companhia em contribuir para a implementação do desenvolvimento sustentável, estratégia que se evidencia no enfoque integrado dos processos produtivos e do meio ambiente. Por meio de sua política de patrocínio ambiental, a Petrobras investe em iniciativas que visam à proteção ambiental e à difusão da consciência ecológica.

Linhas de Atuação

− Gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos:

Reversão de processos de degradação dos recursos hídricos;

Promoção de práticas de uso racional de recursos hídricos.

− Recuperação ou conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce.

− Fixação de carbono e emissões evitadas com base na:

UNOPAR VIRTUAL

Bacharelado em Administração

Reconversão produtiva das áreas;

Recuperação de áreas degradadas;

Conservação de florestas e áreas naturais.

Fonte: PETROBRAS. Programa Petrobras ambiental: linhas de atuação. Disponível em: <http://www2.petrobras.com.br/portal/responsabilidade.htm>. Acesso em 13 dez. 2010.

TEXTO 3:

STJ DECIDE QUE A PETROBRAS DEVE INDENIZAR PESCADORES ATINGIDOS POR VAZAMENTOS NA BAHIA

BRASÍLIA - Cerca de 6,6 mil pescadores atingidos pelo vazamento de óleo da Refinaria Landulfo Alves, na Bahia, em abril do ano passado, receberão da Petrobras pensão mensal de R$ 500. Ainda não está definido por quanto tempo os pescadores terão o benefício, pois uma perícia judicial ainda vai determinar o alcance do estrago causado pelo vazamento. A decisão é do ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça.

O magistrado negou pedido da estatal para reverter decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que determinou o depósito judicial imediato de R$ 62,54 milhões, referentes aos meses que se seguiram ao vazamento.

Segundo o advogado da Federação de Pescadores e Aquicultores do Estado da Bahia, André Godinho, o relatório de impacto ambiental feito por consultorias constatou que o vazamento, que atingiu a Baía de Todos os Santos, se espalhou por 2,5 quilômetros de mar aberto.

– Só no primeiro dia morreram 15 toneladas de peixe, e tudo ficou contaminado: praias, mangues, rios. Não há avaliação da quantidade de pesca perdida, mas a perspectiva de recuperação é de cinco anos, já que na baía o movimento das marés é limitado – disse Godinho.

Segundo o advogado, há atas de reuniões em que a Petrobras reconhece a culpa pelo vazamento, mas, até agora, a empresa deu apenas uma cesta básica para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com