TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de Empreendedorismo

Projeto de pesquisa: Definição de Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.029 Palavras (13 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

1º SEMESTRE

ATPS - Empreendedorismo

SUMÁRIO

1. Introdução 04

2. Definição de Empreendedorismo 05

2.1 Empreendedorismo no Brasil 05

2.2 Conceituando Empreendedorismo 05

2.3 O Empreendedorismo no mundo globalizado 06

3. Bons Exemplos de redes Interorganizacionais 07

3.1 Grupo Votorantin 07

3.2 Grupo Gerdau 07

4. Etapas essenciais para se criar um novo negócio 08

4.1 Conceito de Plano de Negócios 09

5. Planejamento 10

5.1 Análise de mercado 11

5.2 Plano de Marketing 11

5.3 Plano Financeiro 11

6. Execução do Plano de Negócio 12

7. Considerações Finais 13

8. Referências Bibliográficas 14

1. INTRODUÇÃO

O Comércio que conhecemos existe desde a Pré-História. No inicio o homem trocava mercadorias produzidas em excesso que não seriam consumidas pela sua família, por outro tipo de alimento ou bem que não fosse produzido em sua propriedade e que estivesse fazendo falta. A esse tipo de trocas deu-se o nome de trocas diretas.

Com o passar do tempo o homem percebeu que havia produtos que eram mais aceitos nas negociações de trocas, que não se estragavam pelo caminho e que podiam ser subdivididos em pequenas quantidades, como por exemplo, o sal, os cereais e as peles. Estes produtos ficaram conhecidos como produtos de referencia.

Na atualidade, tudo é baseado na questão de compra e venda. O Comercio ganhou seu espaço com a Revolução Industrial e provou que veio para ficar. No entanto, para que decisões precipitadas não sejam tomadas, é necessário um amplo e aprofundado estudo relacionado à viabilidade da abertura deste negocio, analise de mercado, planejamento tributário, pesquisa de campo, informações quanto a necessidade do ramo de alimentação pré pronta, mais saudáveis na região, conhecimento da concorrência e da futura clientela, são entre outras, informações mais do que relevantes a serem conhecidas antes da efetiva concretização da mesma.

Projeto de viabilidade econômica, financeira e de implantação de um comércio da área de alimentação saudável na cidade de Santa Bárbara d´Oeste - SP.

Levando-se em consideração as perspectivas de crescimento da empresa

2. DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO

2.1 Empreendedorismo no Brasil

O empreendedorismo no Brasil começou na década de 1990. Antes disso, o ambiente político e econômico do país não eram propícios. O SEBRAE é um dos órgãos nacionais mais conhecidos, que dá todo suporte que se precisa para iniciar uma empresa. O crescente movimento de franquias no Brasil também pode ser considerado um exemplo de desenvolvimento do empreendedorismo nacional.

De acordo com o relatório apresentado pela GEM, o Brasil apareceu como o país que apresenta melhor número de habitantes adultos que começam um novo negócio: um adulto em cada oito. No entanto, a criação de empresas por si só não leva ao desenvolvimento econômico. A partir do estudo anual do GEM, originaram-se duas definições de empreendedorismo:

A primeira definição seria o empreendedorismo de oportunidade, onde o empreendedor visionário sabe aonde quer chegar, tem planejamentos, tem em mente o crescimento que quer buscar, visa lucro, geração de riqueza. Este está totalmente ligado ao desenvolvimento econômico.

A segunda definição seria o empreendedorismo de necessidade, caracterizado muitas vezes pela falta de opção do empreendedor, por estar desempregado e sem alternativas de trabalho. Estes negócios geralmente não são planejados e possuem poucas chances de se tornarem ativos no mercado, não gerando desenvolvimento econômico. Além disso, faltam políticas públicas direcionadas à consolidação do empreendedorismo no Brasil.

2.2 Conceituando Empreendedorismo

Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de idéias em oportunidades.

Joseph Schumpeter (1949) define que o “empreendedor” destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.

O revolucionário é aquele que cria novos mercados, ou seja, algo único. Já o empreendedor é aquele que cria negócios, que inova dentro da empresa já construída, que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ele, assumindo riscos calculados.

Até alguns anos atrás se acreditava que o empreendedor nascia com um diferencial e era predestinado ao sucesso dos negócios. Isto é um mito. Cada vez mais se acredita que o processo empreendedor pode ser ensinado e entendido. Os empreendedores natos existem sim, mas muitos outros podem ser capacitados para tal perfil.

Os objetivos do ensino do empreendedorismo são: identificação e entendimento das habilidades do empreendedor; identificação e análise de oportunidades; como ocorre a inovação e o processo empreendedor; importância do empreendedorismo no desenvolvimento econômico; como preparar e utilizar um plano de negócios; como identificar fontes e obter financiamento para o novo negócio; como gerenciar e fazer a empresa crescer.

As habilidades requeridas para um empreendedor são: Técnicas: Envolve saber escrever, ouvir as pessoas, captar informações, ter boa oratória, ser organizado, saber lidar e trabalhar em equipe. Gerenciais: Criação, desenvolvimento e gerenciamento de uma nova empresa: marketing, administração, finanças, operacional, produção, tomada de decisão, controle das ações, e ser um bom negociador. Pessoais: Ser disciplinado, assumir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com