TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deflação do valor do Alcool Anidro 2018-2019

Por:   •  26/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.016 Palavras (13 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

CURSO DE AGRONOMIA

INTITUDO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

BRUNO DOURADO RODRIGUES

CAIO FERNANDES RIBEIRO

FELIPE SOUZA DE OLIVEIRA

LOWSLANE JASSNIKER

ANÁLIDE DE PREÇOS DO ETANOL NO ANO 2018/2019

São Paulo, Goiás e Mato Grosso

Barra do Garças – MT

2020


BRUNO DOURADO RODRIGUES

CAIO FERNANDES RIBEIRO

FELIPE SOUZA DE OLIVEIRA

LOWSLANE JASSNIKER

ANÁLIDE DE PREÇOS DO ETANOL NO ANO 2018/2019

São Paulo, Goiás e Mato Grosso

Trabalho elaborado sob a orientação da Prof. Drª. Margarida Garcia Figueiredo, para fins de avaliação na disciplina de Fundamentos de Economia, do curso de Agronomia, da UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso.

Barra do Garças – MT

2020

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. OBJETIVOS        5

2.1. Geral        5

2.2. Específicos        5

3. METODOLOGIA        6

3.1. Obtenção dos dados        6

3.2. Deflação dos valores        6

4. REFERENCIAL TEÓRICO        7

4.1. Produção de cana-de-açúcar        7

4.1.1. São Paulo        7

4.1.2. Goiás        8

4.1.3. Mato Grosso        8

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO        9

5.1. São Paulo        9

5.2. Goiás        10

5.3. Mato Grosso        13

6. CONCLUSÃO        15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        16

1. INTRODUÇÃO

A economia açucareira no Brasil corresponde ao período colonial do século XVI. O açúcar representou a primeira riqueza produzida no país, acompanhada de sua ocupação. Isso deu origem às três primeiras cidades de importância econômica: Pernambuco, Bahia e São Vicente. Localizadas nas costas costeiras do território, fizeram do Brasil o maior produtor e exportador de açúcar da época (CALMON, 2002).

Em 1975, o Brasil vivia sob a ditadura militar, quando o governo do general Ernesto Geisel lançou o Programa Nacional de Álcool, o Pró-Álcool. O momento não poderia ter sido mais oportuno. Dois anos antes, em 1973, o mundo passou pela primeira grande crise do petróleo, com o choque de oferta de grandes produtores no Oriente Médio que elevou o preço do barril a níveis nunca antes vistos, causando abalos na economia global. O Brasil queria evitar mais danos que poderiam vir no futuro (THEODORO, 2011).

Assim nasceu o Pro-Álcool, que pretendia reduzir a frota nacional de carros movidos a gasolina, abrindo espaço para veículos a álcool, o que reduziria as importações de petróleo, uma mercadoria que já pesava substancialmente na balança comercial brasileira. Lançado oficialmente em 1975, o programa só começaria a produzir efeitos reais quatro anos depois, a partir de setembro de 1979, quando o Ministério da Indústria e Comércio e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) assinaram o protocolo que permitia a produção de veículos movido a álcool no país (THEODORO, 2011).

O pró-álcool salvou o setor nacional de usinas. Sem o programa, não teríamos nem metade das usinas que temos hoje no país, diz o produtor e moleiro pernambucano José Pessoa de Queiroz Bisneto, à frente de um dos dez maiores grupos do setor de etanol do país com uma produção anual de 80 milhões de litros. Graças ao Pró-Álcool, a produção de biocombustíveis evoluiu tanto no Brasil que hoje é um exemplo mundial. Incluindo do ponto de vista da sustentabilidade ambiental. Em 2009, o Governo Federal decidiu regulamentar o cultivo da cana-de-açúcar, excluindo a possibilidade de expansão em áreas de preservação ambiental, como a Amazônia e o Pantanal. “No estado de São Paulo, que responde por 50% da produção de açúcar e álcool no país, a legislação é ainda mais rígida, estabelecendo regras para que as destilarias sejam autossustentáveis em termos de eletricidade”, diz Garnero. Por conseguinte, Evandro Gussi reforça: “O etanol é essencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a poluição do ar nas grandes cidades.”

As vantagens econômicas e ambientais do etanol são evidentes, mas sua competitividade depende de políticas públicas. "Se a corrupção na Petrobras causou enormes prejuízos para todo o segmento, a incompetência política no setor de energia gerou danos muito piores", diz José Pessoa

“Para garantir os preços dos combustíveis, o governo Dilma Rousseff importou gasolina cara e revendeu-a mais barata. Essa conta acabou explodindo nas costas do produtor”. Segundo ele, cerca de 100 fábricas fecharam suas portas, o que representa 25% do total em atividade na época em que Dilma assumiu a Presidência. Embora o setor tenha oscilado, o fornecimento nas estações de serviço permaneceu constante e sem o racionamento do passado. Nada disso seria possível sem os pioneiros brasileiros responsáveis pela criação do Pró-Álcool, há 40 anos (BENETTI, 2008).

Dados publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e compilados pelo Sindicato da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA) indicam que em outubro houve um consumo de 2,055 bilhões de litros. Esse volume representa o segundo nível mais alto de vendas de hidratos em toda a série histórica, apenas inferior ao volume vendido em outubro de 2018, quando as vendas totalizaram 2,06 bilhões de litros (MIZIARA, 2019).

O objetivo deste trabalho foi analisar as séries históricas de preço do etanol no estado de São Paulo, Goiás e Mato Grosso, deflacionando e comparando os valores, levantando ainda o que pode ter ocorrido no período para que ocorresse tais variações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (304.7 Kb)   docx (644.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com