TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demanda, oferta e equilíbrio de mercado

Tese: Demanda, oferta e equilíbrio de mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Tese  •  13.391 Palavras (54 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 54

Google+ Badge

Total de visualizações de página

Sparkline 131,562

Acontecimentos desta hora...

marketing politico

Baguete (liberação de imprensa) - Federasul sedia workshop sobre Marketing Político

tecnologia

Powered By Blogger

Administração no Blog

Conteúdos Acadêmicos da Graduação em Administração e assuntos.

8 de junho de 2011

Economia - Estudo

Economia

Resumo do 5º. Capítulo = Fundamentos de Economia Ed. 2002

Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado

A Análise da Demanda ou da Procura está baseada no conceito de utilidade, ou seja, a utilidade representa o grau de satisfação que os consumidores atribuem aos bens e serviços que podem ser adquiridos no mercado. Isto que dizer que a utilidade é a qualidade que os bens econômicos possuem de satisfazer as necessidades humanas. E como ela é baseada em aspectos psicológicos ou preferências, a utilidade vai consequentemente ser diferente entre os consumidores. (uns preferem a cerveja, e outros já gostam do uísque).

Demanda de Mercado (conceito): A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de um determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.

E essa procura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor, e são elas: o preço do bem ou serviços, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.

Lei Geral da Demanda: Há uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem, é a chamada Lei Geral da Demanda. Essa relação pode ser observada a partir dos conceitos de escala de procura, curva de procura o de função demanda.

A relação quantidade/preço procurada pode ser representada por uma escala de procura, veja a tabela:

Preços Quantidade demandada

1,00 12.000

3,00 8.000

6,00 4.000

8,00 3.000

10.00 2.000

Atenção sobre:

Efeito substituição: se um bem possui um substituto, ou seja, outro bem similar que satisfaça a mesma necessidade, quando eu preço aumenta, o consumidor passa a adquirir o bem substituto, reduzindo assim sua demanda.

EX: Se o preço do isqueiro subir em demasia, os consumidores passarão a comprar fósforos, reduzindo assim a demanda por isqueiros.

Efeito Renda: Quando aumenta o preço de um bem, tudo o mais permanece constante (salários, os preços de outros bens), o consumidor perde poder aquisitivo, e a demanda por esse produto diminui. Isso quer dizer, embora seu salário monetário não tenha sofrido nenhuma alteração, seu salário real, em termos de poder de compra, foi corroído.

Bens inferiores: Existe uma classe de bens que são chamados de bens inferiores, exemplo, se o consumidor ficar mais rico, diminuirá o consumo de carne de segunda e aumentará o consumo de carne de primeira.

Distinção entre demanda e quantidade demandada

Por demanda entende-se toda a escala ou curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades.

Por quantidade demandada deve-se entender um ponto específico da curva relacionando um preço a uma quantidade.

Oferta de Mercado

Conceito: Conceituamos oferta como as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo.

Assim como a demanda, a oferta depende de vários fatores; dentre eles, de seu próprio preço, dos demais preços, do preço dos fatores de produção, das preferências do empresário e de tecnologia.

IMPORTANTE: Diferente da função demanda, a função oferta mostra uma correlação direta entre quantidade ofertada e nível de preços. É chamada Lei Geral da Oferta.

A relação direta entre a quantidade ofertada de um bem e o preço desse bem se deve ao fato de que um aumento do preço no mercado estimula as empresas a produzirem mais, aumentando assim a sua receita. Outra forma de leitura: os custos de produção aumentarão, e a empresa deverá elevar os seus preços para continuar produzindo o mesmo que antes.

Equilíbrio de Mercado

A interação das curvas de demanda e de oferta determinada o preço e a quantidade de equilíbrio de um bem ou serviço de um dado mercado

P P O

14 - P.E. (Ponto de Equilibrio)

I Quantidade

188

Interferência do Governo no equilíbrio de mercado

O Governo intervém na formatação de preços de mercado, a nível microeconômico, quando fixa impostos e subsídios, estabelece os critérios de reajuste do salário mínimo, fixa preços mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamentos ou, ainda, congelamento de preços e salários. É interessante observar o enfoque microeconômico da tributação (impostos), que ressalta a questão da incidência do tributo, ou seja, é sabido que quem recolhe a totalidade do tributo é a empresa, mas isso não quer dizer que é ela quem efetivamente o paga. Assim, saber sobre quem recai efetivamente o ônus do tributo é uma questão da maior importância na analise dos mercados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.8 Kb)  
Continuar por mais 53 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com