TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descreva as fontes de dependência do pH de um eletrodo de vidro

Por:   •  17/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  1.592 Visualizações

Página 1 de 3

Como a informação fornecida por uma medida potenciométrica direta do pH difere daquela obtida por uma titulação potenciométrica ácido-base?

Resposta: A determinação potenciométrica direta de pH fornece uma medida da concentração de equilíbrio dos íons hidrônio na amostra. A titulação potenciométrica fornece informação da quantidade de prótons reativos, ionizados ou não presentes na amostra.

Aplicação: Para determinar a mudança do pH ou do potencial durante uma titulação, utilizada para análise em amostras coloridas.

Descreva as fontes de dependência do pH de um eletrodo de vidro.

Resposta: A superfície exposta à solução tendo maior concentração de H+ torna-se positiva em relação à outra superfície. Essa diferença de carga, ou potencial, serve como parâmetro analítico quando o pH da solução em um lado da membrana é mantido constante.

Aplicação: Em várias aplicações da indústria e da investigação é necessário controlar de forma permanente o valor pH mediante eletrodos de pH. Os eletrodos de pH convertem o valor de pH atual numa tensão proporcional. Os modelos de eletrodos de pH de instalação fixa nos processos industriais medem de forma contínua o valor pH e são portanto usados para a regulação de processos.

O que estabelece a Lei de Beer-Lambert em relação a absorção de radiação no UV/visível?

Resposta: estabelece a relação entre o comprimento de onda absorvida pelo analito, a distância ótica e a concentração do analito . Propõe a proporcionalidade direta do que foi absorvido com a concentração e a distância percorrida pela luz.

Aplicação: Calcular as absortividades molares das espécies se a concentração for conhecida, utilizar o valor medido de absorbância para obter a concentração se a absortividade e o caminho óptico forem conhecidos.

Qual a diferença entre absorção atômica e absorção molecular?

Resposta:  a absorção atômica tem como principio a absorção de uma certa quantidade de energia por um átomo no estado gasoso. já a absorção molecular se relaciona com o comportamento da molécula quando uma certa quantidade de energia é absorvida pela molécula, resultando em 3 comportamentos, transições eletrônicas, transições vibracionais e transições rotacionais. Ambas tem em comum o fato de usarem a luz ou alguma fonte eletromagnética.

Aplicação: absorção atômica, é o método de análise usado para determinar qualitativamente e quantitativamente a presença de metais. O método consiste em determinar a presença e quantidade de um determinado metal em uma solução qualquer embora possam ser usadas amostras sólidas, usando como princípio a absorção de radiação ultravioleta por parte dos elétrons.

A absorção molecular é utilizada  para identificar grupos funcionais de uma molécula. No entanto, são mais importantes as aplicações de espectroscopia de absorção de ultravioleta e visível para a determinação quantitativa de compostos que contêm grupos absorventes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com