TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 7

Autodesenvolvimento.

Introdução

De acordo com a literatura analisada o processo de globalização esclarece a normalização da economia, levando países a acentuarem a dimensão econômica em desvantagem quanto as dimensões: social e política. Ao analisar em relação a globalização e desenvolvimento, criou pontos em comum na vertente econômica, social e política, que consequentemente, tornou mundo interligado. No século XIX, dando destaque ao capitalismo contemporâneo e o outsourcing, onde grandes marcas se aproveitaram para fazerem melhorias em relação ao mercado.

.

Descrição das definições de globalização

Conforme Jameson (2001, p. 17-28). Ao ser interpelado arrespeito a globalização, apresentou um prisma original a esse fenômeno. Mostrando de forma clara cinco bases concretas.

• Tecnológico, que demonstra a revolução de novos processos informáticos que transformou métodos de produção resaltando uma melhoria da indústria e comércio.

• Político que perde espaço para Estado nação e vice versa.

• Cultural, que coloca em evidencia a cultura mundial entrando em choque com os modos de vida étnico-nacionais em todos os países.

• Econômico, controlando novas tecnologias, reforçando interesses geopolíticos, transferindo grandes empresas para outros locais onde a mão de obra é mais barata, aumentando a especulação nos mercados.

• Social, que a cultura sendo consumida acaba por destruir formas de comportamento em outras terras, passando a uniformizar até as pessoas

Definição de outsourcing

Embora seja um fenômeno que pode envolver todas as funções de uma empresa, muitas vezes o outsourcing tem sido definido principalmente com relação à área de TI (JENNEX; ADELAKUN, 2003; ADELAKUN, 2006; FJERMESTAD; SAITTA, 2005; KHAN; FITZGERALD, 2004). Mas, de forma mais abrangente, o outsourcing pode ser definido como a mudança de atividades ou processos de diferentes funções para outras organizações. Assim, no outsourcing há uma relação de cliente e fornecedor. Portanto, a medida em que esta prática ganha em complexidade, esse relacionamento evolui para uma sociedade, e não apenas uma relação de compra e venda. Em literaturas verificam-se também grande quantidade de estudos envolvendo o outsourcing offshore. De acordo com Erber e Sayed-Ahmed (2005, p.100), considerando-se o país de origem, esta forma específica de outsourcing pode ser definida como a “realocação dos processos de negócios (incluindo produção, distribuição e serviços de negócios, bem como atividades centrais como pesquisa e desenvolvimento) para locações de baixo custo fora das fronteiras nacionais”. Entretanto, é importante destacar que existem outras variáveis ligadas ao outsourcing além da busca pelo menor custo, como, por exemplo, a busca por mão de obra qualificada. Os autores ressaltam que o termo serve tanto para bens e produtos como para serviços. Além disso, Khan e Fitzgerald (2004) destacam que, para se configurar o outsourcing off shore, o fornecedor externo não pode ser uma subsidiária global da empresa cliente. Conforme o que está sendo objeto de transferência, o outsourcing sempre envolve um considerável grau de troca de informação, coordenação e confiança entre os dois parceiros (ERBER; SAYED-AHMED, 2005).

Em decorrência disso, as organizações devem analisar profundamente, antes de qualquer acordo, as atividades de terceirização, bem como as consequências de tal opção estratégica. Erber e Sayed-Ahmed (2005) afirmam que as atividades mais adequadas para o outsourcing offs hore são as que consomem tempo e estão claramente definidas como, por exemplo, call centers e suporte e sistemas de administração. Já atividades de negócios que são intimamente entrelaçadas com particularidades nacionais não são transferidas com facilidade, quando isso é possível. Ao fazerem uso do outsourcing as empresas têm como um de seus objetivos o aumento da competitividade frente às outras empresas, por meio do uso eficiente de seus recursos. Assim, a meta é fazer mais com menor uso possível dos recursos internos, procurando-se alcançar maiores retornos. Com o outsourcing, além da competitividade, as empresas conseguem obter maior elasticidade para reagir às mudanças ambientais (INSINGA; WERLE, 2000; KAKUMANU; PORTANOVA, 2006). De acordo com Erber e Sayed-Ahmed (2005), quando cada empresa foca em suas próprias competências centrais, é possível alcançar maiores ganhos em eficiência e lucratividade. O outsourcing reduz a quantidade dos custos gastos em investimentos fixos que, com a volatilidade da demanda, poderia levar subutilização dos fatores produtivos. Por meio do outsourcing de alguma capacidade de produção a subcontratados, uma empresa pode ganhar flexibilidade suficiente, podedendo de utilizar sua própria capacidade em um nível consistentemente alto (ERBER; SAYED-AHMED, 2005).

Quando falamos de outsourcing, abordarmos as vantagens e desvantagens associadas a este processo, e que estão na base da sua aplicabilidade. Assim, podemos referir desde já cinco grandes vantagens que fundamentam a escolha deste processo;

• A redução dos custos operacionais;

• Focar as atividades de gestão no core business;

• Acesso a recursos mais evoluídos tecnologicamente;

• Libertação de recursos internos para outros propósitos;

• Acesso a recursos não acessíveis internamente (Berson, 2001).

Segundo (Antonucci, 1998), é possível estipularmos dez grandes razões, que justificam a implementação do processo de outsourcing:

• A qualidade dos serviços;

A redução de custos; prontamente

• A diminuição do volume de problemas que passa a ser tratado internamente pela organização;

• O acesso ao conhecimento de novas tecnologias;

• A redução de gastos com formação;

A utilização de infraestrutura de nível mundial;

• O acesso a recursos em abundância, com possibilidade de contingência;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com