TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

         O desenvolvimento econômico de um país ou estados-nação é o processo de acumulação de capital e incorporação de progresso técnico ao trabalho e ao capital que leva ao aumento da produtividade, dos salários, e do padrão médio de vida da população. A medida mais geral de desenvolvimento econômico é a do aumento da renda por habitante porque esta mede aproximadamente o aumento geral da produtividade
         O desenvolvimento econômico implica, além do aumento na quantidade de bens e serviços produzido por uma economia, determinado período de tempo e, em termos
per capita (soma dos salários de toda a população dividido pelo número de habitantes), mudanças de caráter qualitativo. Por essa razão, o desenvolvimento econômico não deve ser analisado tomando-se por base os indicadores tais como crescimento do produto global ou o crescimento do produto per capita, e sim por outros indicadores que reflitam mudanças na qualidade de vida da população de uma economia.
       O estudo do desenvolvimento se faz presente em vista da forte discrepância existente entre as economias de renda alta (industrializadas), cujas populações gozam de elevado nível de bem-estar material, e as economias de baixa renda média, denominadas respectivamente
subdesenvolvidas e em desenvolvimento, que apresentam acentuados desníveis sociais.
 
      O desenvolvimento econômico supõe uma sociedade capitalista organizada na forma de um estado-nação onde há empresários e trabalhadores, lucros e salários, acumulação de capital e progresso técnico, um mercado coordenando o sistema econômico e um estado regulando esse mercando e complementando sua ação coordenadora. O aumento da produtividade ou da produção por trabalhador ocorre tanto na produção dos mesmos bens através da redução sistemática da quantidade de trabalho simples utilizado, quanto através da transferência da mão-de-obra para setores com maior conteúdo tecnológico ou maior valor adicionado per capita.
       Na chamada Escola do Desenvolvimento, utiliza-se uma abordagem mais histórica, procurando estudar as causas do subdesenvolvimento de economias atrasadas, com base agrária, e como fazer a passagem para uma economia moderna, industrializada, ou seja, essa corrente destaca que a economia de qualquer sociedade deve necessariamente passar por estágios sucessivos. Assim, destacam-se o trabalho pioneiro de Arthur Lewis, Clark, bem como Teoria de Etapas de Rostow, Clark e outros.
       Arthur Lewis considerava que nos países subdesenvolvidos uma agricultura de subsistência, com oferta ilimitada de mão de obra, onde sua produtividade marginal seria nula (hipótese de desemprego disfarçado na agricultura). Assim, retirar trabalhadores desse setor não reduziria a produção agrícola, e eles poderiam ser transferidos para o setor moderno. Os baixos salários no setor moderno, proporcionado pelo excedente de mão de obra aumentariam a acumulação de capital, isto é, os lucros e os investimentos do setor industrial.
        Para Clark, o primeiro estágio é dominado pelo setor de produção primário (agropecuária); a seguir, predominaria o setor secundário (manufaturados); e o setor terciário (comércio e serviços).
        Dentro da Escola do Desenvolvimento, a chamada Teoria de Etapas Rostow, que, analisando a evolução histórica dos países desenvolvidos, detectou cinco estágios de desenvolvimento:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com