TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Projeto de pesquisa: Desenvolvimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.532 Palavras (15 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 15

Desenvolvimento Econômico

Bacharelado em Serviço Social

Introdução

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de um artigo científico que compare o desenvolvimento econômico dos países do Agrupamento do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e evidencie influência do bloco na economia mundial. Estes países apresentam significativas oportunidades de desenvolvimento, além de diversas características e desafios bastante similares. O nosso objetivo será identificá-los e analisá-los para melhor entender os possíveis caminhos para a realização de seu potencial de desenvolvimento econômico e social. Para isso apresentaremos o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), PIB por habitante, o Índice de Gini e a Curva de Lorenz.

O desenvolvimento econômico entendido como o crescimento econômico (aumento do PIB per capita), acompanhado pela melhoria do padrão de vida da população (aumento do índice de desenvolvimento humano) e por alterações fundamentais na estrutura de sua economia (diversificação e integração de sua matriz produtiva) é um objetivo almejado permanentemente pelas sociedades. Esse desenvolvimento depende das características próprias de cada território (situação geográfica, passado histórico, extensão territorial, população, cultura e recursos naturais) e suas mudanças estão associadas à diversificação da matriz produtiva e de consumo (aumento da atividade industrial em comparação com a atividade agrícola, migração da mão-de-obra do campo para a cidade, redução das importações de produtos industrializados e das exportações de produtos primários).

Para acelerar o desenvolvimento econômico da população, o planejamento estratégico, como um processo gerencial (definição de princípios, estabelecimento de metas, formulação de objetivos, ações, indicadores de acompanhamento que garantam a coerência e sustentação decisória), possibilita estabelecer rumos a serem seguidos, com vistas a obter um maior nível de bem-estar social. Com o fim de contribuir com o planejamento estratégico do município de Passo Fundo, este artigo tem como objetivo caracterizar alguns aspectos setoriais de seu desenvolvimento econômico e região.

O CONCEITO HISTÓRICO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

O PIB (Produto Interno Bruto) é um dos principais indicadores do potencial da economia de um país. Ele revela o valor (soma) de toda a riqueza (bens, produtos e serviços) produzida por um país em um determinado período, geralmente um ano. Isso inclui do pãozinho até o apartamento de luxo... A medição foi aplicada no mundo e, consequentemente, no Brasil em 1948, ficando em seguida sob responsabilidade do Fundo Monetário Internacional (FMI) – que tratou de espalhar seus conceitos às nações. O método moderno de aferição do desempenho dos diversos setores da economia foi estabelecido pelo economista britânico Richard Stone (1913-1991). A Curva Lorenz é uma curva que expressa à relação entre a proporção de pessoas com renda pelo menos tão elevada do que determinado valor e a proporção de renda recebida por essas pessoas. É uma mudança de perspectiva: com o desenvolvimento humano, o foco é transferido do crescimento econômico, ou da renda, para o ser humano. É comumente utilizada para calcular a desigualdade da distribuição de renda. O Índice de Gini aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos.

Esse conceito é à base do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e do Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), publicados anualmente pelo PNUD. Criado por Mahbub ul Haq (1934-1998) com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral, sintética, do desenvolvimento humano. Democracia, participação, equidade, sustentabilidade são outros dos muitos aspectos do desenvolvimento humano que não são contemplados no IDH. É um índice-chave dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas e, no Brasil, tem sido utilizado pelo governo federal e por administrações regionais através do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). O IDH-M é um ajuste metodológico ao IDH Global, e foi publicado em 1998 (a partir dos dados do Censo de 1970, 1980, 1991) e em 2003 (a partir dos dados do Censo de 2000). Uma nova versão do Atlas, com dados do Censo 2010, está sendo produzida pelo PNUD e deve ser lançada ainda em 2013. Indicadores complementares de desenvolvimento humano (IDH – IDHAD, IPM e IDG) Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado à Desigualdade (IDHAD). O IDH é uma medida média das conquistas de desenvolvimento humano básico em um país.

DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO ECONÔMICO.

É preciso entender bem a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico. Tinha-se uma visão abstrata em que o interesse maior voltava-se para o crescimento do PIB e da renda. Perceberam também que, crescimento econômico não garante desenvolvimento econômico, mas em alguns pontos elas se completam. Essencialmente, o desenvolvimento econômico é um processo de transformação que implica mudanças nos três níveis ou instâncias de uma sociedade: estrutural, institucional ou cultural. (PEREIRA, p.9). Em outras palavras, o conceito de Desenvolvimento Econômico está diretamente relacionado à melhoria do bem estar da população, atuando na melhoria da educação, saúde, na diminuição da pobreza, no IDH, entre outros, tornando-o um conceito mais qualitativo. É indicado também pelo crescimento da força de trabalho e o melhoramento tecnológico.

O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL DURANTE O PERÍODO DO POPULISMO.

O processo de industrialização do Brasil remonta aos últimos decênios do século XIX. Ora, em 1929, sobreveio a grave crise do sistema capitalista, que, de certa forma, relaciona-se à terceira fase, iniciada em 1930, com a revolução. Nessa fase, a industrialização ganhou corpo e se firmou. Em primeiro lugar, pela falência do federalismo da República Velha e pela implantação de um Estado fortemente centralizado, culminando na instituição da ditadura de Vargas (Estado Novo). Em virtude disso, formou-se um mercado verdadeiramente nacional para a indústria,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com