TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico da China

Seminário: Desenvolvimento Econômico da China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Seminário  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Autodesenvolvimento

Aula-tema 03: Desenvolvimento Econômico da China

A China possui atualmente uma das economias que mais cresce no mundo. A média nos últimos anos é de quase 9%. O PIB (Produto Interno Bruto) da China atingiu em 2012 US$8,28 trilhões, fazendo deste país a segunda maior economia do mundo. “A reestruturação da economia chinesa e a melhoria na eficiência dos diversos setores da economia contribuíram para uma elevação do PIB superior a 10 vezes, tendo por base o nível de venda anterior ao processo de reformas iniciado em 1978”. (PLT, 2011, p. 50)

Entre algumas das características positivas da China estão: abertura da economia para a entrada do capital internacional; incentivos governamentais e investimentos na produção de tecnologia, investimento em educação, infraestrutura com a construção de ferrovias, rodovias, aeroportos, construção da hidroelétrica de Três Gargantas, a maior do mundo, gerando energia para as indústrias, porém, ainda são muitas as dificuldades enfrentadas na China.

Neste país, grande parte da população ainda vive em situação de pobreza, principalmente a população do campo. Muitas empresas multinacionais instalam filiais neste país, buscando baixos custos de produção, mão de obra abundante e mais acessível, e mercado consumidor amplo. Com o controle governamental dos salários e regras trabalhistas, as empresas chinesas tem um custo reduzido com mão de obra, fazendo dos produtos chineses os mais baratos do mundo, isso explica a alta exportação deste país.

Segundo o que pesquisei, abrir uma empresa na China é algo simples, exigindo 18 documentos para um estrangeiro abrir uma empresa e faz o investidor esperar 99 dias, sendo o índice de facilidade do país de 63,7 pontos.

Existem incentivos para os empreendedores em termos de empréstimos para iniciar os negócios e subsídios em geral para as empresas que gerarão empregos e divisas para o país. O Ministério do Comércio se empenha em apoiar os exportadores que a eles recorrem para atingir novos mercados e disponibiliza serviços gratuitos para empresários estrangeiros que buscam fornecedores naquele país.

Na China como em qualquer outro país, também existe o problema de corrupção, com casos envolvendo largas somas de dinheiro. Existem violações da lei, tudo tende a ser camuflado com atos inteligentes e complexos.

Segundo o PLT, a China tem condições de manter as atuais taxas de crescimento nos próximos anos, uma vez que as condições favoráveis ao crescimento ainda se encontram presentes.”(2011, p. 98)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DAMASCENO, Aderbal Oliveira et al. PLT – Desenvolvimento Econômico. Campinas: Alínea, 2011.

Jornal de Notícias. Disponível em: www.jn.pt/paginainicial/mundointerior.aspc?contentid=1744650. Acessado em 19 mar. 2013.

Economia da China. Disponível em: www.suapesquisa.com/geografia/economiadachina.htm. Acessado em: 19 mar. 2013.

China quer criar empregos. Disponível em: www.administradores.com.br/noticias/. Acessado em: 20 mar.2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com