TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico da China

Resenha: Desenvolvimento Econômico da China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  Resenha  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

Aula tema 03: Desenvolvimento Econômico da China

Atividade de Autodesenvolvimento

A China tem demonstrado um forte e significativo crescimento em sua economia nos últimos anos, crescimento esse que deu-se de forma mais intensa a partir dos anos 70. As exportações de produtos manufaturados chineses tiveram um grande avanço, exemplificando o sucesso do país. Essa mudança pode ser conseqüência de uma importante decisão chinesa, onde o país deixou de ser um sistema fechado centralmente planificado para um país mais orientado para o mercado mundial que desempenha um papel importante nos dias atuais.

As reformas começaram com a eliminação progressiva da agricultura coletivizada, e expandida para incluir a liberalização gradual dos preços, a descentralização fiscal, maior autonomia para empresas estatais, a criação de um sistema bancário diversificado, o desenvolvimento dos mercados de ações, crescimento rápido do setor privado, e de abertura ao comércio exterior e investimento.

E foram a partir dessas mudanças na economia que a China deu abertura para as empresas estatais se instalassem no país, atraindo cada vez mais empresas multinacionais dispostas a produzir no país utilizando a mão de obra barata e que, por sua vez, não faziam exigências importantes de trabalho.

O sucesso chinês relaciona-se á liberalização das forças de mercado e ao papel do estado Desenvolvimentista, existindo também demarcações burocráticas do Estado que são intervenções periódicas do partido, na presença de monopólios, deficiências no sistema financeiro e no sistema de direitos e propriedades. Todas as medidas adotadas são para fortalecer a posição internacional. As tensões são entre a economia e a sociedade que se torna complexas e de com falta de estrutura satisfatória.

Referencias Bibliográficas

• PLT Desenvolvimento Econômico

• http://portugues.doingbusiness.org/Reports

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com