TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento econômico da China

Tese: Desenvolvimento econômico da China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Tese  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

Aula tema 03: Desenvolvimento econômico da China

A economia da República Popular da China, fundada em 1949 pelo Partido Comunista Chinês (PCC) e liderado por Mao Tsé-Tung, ocupa o segundo lugar do ranking mundial de potências econômicas, ficando atrás somente dos Estados Unidos. O crescimento acelerado da China possibilitou a amenização dos níveis de pobreza em que viviam muitas famílias chinesas, no entanto, apesar do seu crescimento econômico desenfreado, sua renda per capita é considerada mediana e até mesmo baixa em contraponto com as nações desenvolvidas ou aquelas com economia emergente.

Vale ressaltar que, até chegar ao patamar de segunda maior economia mundial, foi-se necessário passar por alguns processos de reformulação econômicas e sociais após os resultados negativos obtidos pelo chamado Grande Salto, liderado pelo sistema ditatorial de Mao Tsé-Tsung. Somente com a chegada de Deng Xiaoping no poder chinês e as novas reformulações econômicas/sociais instauradas foi possível alavancar o desenvolvimento e o crescimento do país elevando-o aos moldes de economia internacional.

Nos últimos 30 anos, a China ganhou status de potência mundial ao eliminar o sistema agricultor, liberar os preços dos produtos e permitir a abertura para que empresas privadas internacionais se infiltrassem em seus domínios para complementar as empresas estatais existentes, gerando atração nas empresas multinacionais que buscaram aumentar sua produção visando os baixos custos de produção e de mão de obra barata, além do amplo mercado consumidor. Há, ainda, grandes investimentos em produções tecnológicas e bens primários que a tornam um dos maiores importadores mundiais.

Apesar nos inúmeros investimentos e de sua economia crescente, a China enfrenta dificuldades concernentes aos elevados níveis de corrupção que assolam o país, o baixo índice de salários e a necessidade de crescimento sustentado para inserir milhões de imigrantes no mercado, além da necessidade urgente de programar políticas sociais e ambientais adequadas ao elevado nível de crescimento econômico para manter bases sustentáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com