TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças individuais e a liderança

Relatório de pesquisa: Diferenças individuais e a liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO________________________________________________3

2- DESENVOLVIMENTO__________________________________________4

2.1-ROTINAS TRABALHISTAS___________________________________4

2.2-DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E A LIDERANÇA____________________5

2.3-PROCESSO CONTÁBIL_____________________________________5

2.4- JUROS COMPOSTOS______________________________________6

2.5- ANÁLISE MERCADOLÓGICA REGIONAL______________________6

3- CONCLUSÃO________________________________________________7

4- REFERÊNCIAS_______________________________________________8

INTRODUÇÃO

Neste trabalho falarei sobre alguns tópicos que geram bastante interesse e dúvidas nas rotinas trabalhistas, espero que seja bastante esclarecedor, e junto com assuntos de gerenciamento financeiro estarei abordando temas relacionados a Psicologia Organizacional especificando problemas ligados à gestão de recursos humanos, o processo contábil abordando tópicos como Balancete de Verificação, a questão de juros compostos diferenciando os tipos de taxas em forma de conceitos e finalizarei fazendo uma análise de mercado descrevendo tópicos de microeconomia.

DESENVOLVIMENTO

ROTINAS TRABALHISTAS

As atividades da relação trabalhista estão cercadas de funções importantes que devem ser observadas de forma legal, não apenas pela ótica administrativa, mas pelas obrigações e conseqüências jurídicas que os atos provocam. Atentar para essas obrigações permitirá que a empresa e o empregado possa evitar multas, transtornos operacionais e transmitir mais confiança e segurança na relação de trabalho.

A utilização da folha de pagamento é obrigatória para o empregador prevista na Lei nº 8.212/91 da Consolidação da Legislação Previdenciária – CLP assim como é instituída na Consolidação das Leis do Trabalho – CLT pela nº 5.452/43.

Independente de sua forma tanto por pontos mecânicos ou eletrônicos onde os lançamentos do cartão ponto são automatizados, desta forma contendo o registro mensal de todos os proventos e descontos dos empregados.

Citarei e exemplificarei alguns exemplos de proventos e descontos:

a)Contribuição sindical – é devida pelo empregado a contribuição de 01 dia de trabalho no exercício anual de sua atividade, normalmente ocorre o desconto em Março de cada ano, porém caso não tenha sido descontada deverá ser feita no mês seguinte à admissão;

b)Faltas – são os dias que efetivamente o empregado não compareceu e não houve nenhuma forma que autorizasse o pagamento. Esses dias são utilizados para dedução da base de cálculo do INSS, IRRF E FGTS, também prejudicam no escalonamento das férias e 13º salário, podendo sofrer o desconto dos feriados e domingos em razão da falta.

c)Horas extras – é todo período de trabalhado excedente à jornada contratualmente acordada. Assim podemos admitir que antes do início, durante o intervalo ou após o fim da jornada, estando o empregado exercendo trabalho ou estando à disposição do empregador, configura-se hora extra;

d)DSR - é o valor pago para horas extras, comissões ou adicionais que ainda não foram computados o descanso. Sua forma de cálculo deve ser interpretada como a somatório dos dias úteis, inclusive o sábado, dividido pelos domingos e feriados no mês, por exemplo ( horas extras/26*4=DSR ).

DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E A LIDERANÇA

Através do levantamento bibliográfico e da análise dos dados pode-se constatar que há influência dos estilos de liderança na gestão organizacional, pois se constatou que os líderes que não consultam sua equipe e que apresentam dificuldades em se comunicar possuem como característica predominante o estilo autoritário coercitivo, enquanto os líderes com bom relacionamento interpessoal tendem a serem participativos na tomada de decisões. Neste contexto, pode-se inferir que, conforme o estilo de liderança predominante existe uma variação na forma que se administra a organização.

Liderança é o processo de influenciar pessoas no sentido de que ajam em prol dos objetivos da instituição. É a capacidade de levar alguém a cooperar espontaneamente. Quando o gerente não tem liderança, o funcionário adota a estratégia de fingir que faz ou que obedece e faz o mínimo necessário para não perder o emprego. A liderança traz o poder sólido e sustentável.

PROCESSO CONTÁBIL

A escrituração deverá abranger todas as operações do contribuinte, os resultados apurados em suas atividades no território nacional, bem como os lucros, rendimentos e ganhos de capital auferidos no exterior ( Lei 2.354/4, art.2, e Lei 9.249/95,art.25).

Livro Diário – Constitui o registro básico de toda a escrituração contábil e, por isso mesmo, a sua utilização é indispensável. É obrigatório pela Legislação Comercial, e registra as operações da empresa, no seu dia-a-dia, originando-se assim o seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com