TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA BRASILEIRA COMTEMPORANIA

Por:   •  10/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO AVALIATIVO ADICIONAL

                                                                 

1- “O desenvolvimento é um processo de transformação econômica, política e social, através da qual o crescimento do padrão de vida da população tende a tornar-se automático e autônomo. Trata-se de um processo social global, em que as estruturas econômicas, políticas e sociais de um país sofrem contínuas e profundas transformações. (...) O desenvolvimento de um país tem em geral um princípio bastante definido. Na medida em que é um processo historicamente situado, surge apenas no momento em que o sistema econômico em que ele ocorre torna-se dominantemente capitalista ou socialista. (...)

“(...) Tivemos, assim, no decênio que sucedeu à Segunda Guerra Mundial, um período de grande desenvolvimento no Brasil. (...) E no entanto o período que segue ao que acabamos de analisar e que se estende entre 56 e 61, constitui-se o período áureo do desenvolvimento nacional.” (LUIS CARLOS BRESSER PEREIRA, 1972)

Elabore um texto a respeito do tema acima (desenvolvimento) no período compreendido entre 1930 e 1961 para o Brasil, levando em consideração o nacional desenvolvimentismo, os governos e suas políticas econômicas e a discussão acerca dos resultados.

Pode-se dizer que os 15 anos do primeiro governo Vargas representam um momento de ampla projeção do Brasil, no plano internacional, e essas projeções são notáveis a partir de 1930. Essa projeção pode se distinguir em dois processos, uma política pragmática no Brasil, e uma política de realinhamento com os estados unidos nos anos da guerra. As explicações distinguem os fatores internos e externos, e modelam as decisões políticas brasileiras. A America latina opunha três forças principais: o liberalismo, o fascismo e o socialismo. A crise de 1930 pusera fim na burguesia cafeeira e no estado, conhecida também como golpe de estado, que pusera  fim a republica velha, ou também conhecida como republica do café com leite.

Para muitos autores o que se tem com a revolução de 1930, é um estado de compromisso, toda uma dinâmica se da após a mesma, e como recompensa haverá uma acomodação dos estados.

O governo de Getulio Vargas teve uma duração de 15 anos (1930-1945).

Vargas associava o interesse nacional, ao desenvolvimento de novas atividades econômicas, sobretudo industriais. Vários intérpretes dizem que Vargas era mais ou nacionalista, em razão de maior ou menor disposição de aceitar a participação do capital estrangeiro no desenvolvimento econômico nacional, outros como entreguista capaz de ludibriar o povo brasileiro, com a conversa de desenvolvimento nacional. O problema é que Vargas não aderiu as formas particulares de intervenção estatal, e de associação com o capital estrangeiro, o que ele apresentava é a adesão ao ideário do nacional desenvolvimentismo, ou seja, a vinculação do interesse nacional, com o desenvolvimento, ativado pela vontade política concentrada no Estado , de novas atividades econômicas, associado a classificação do setor externo, a exploração primaria exportadora , e valorização das riquezas naturais , o nacionalismo varguista defendia a intervenção para o desenvolvimento. O nacional desenvolvimentismo não pode ser encarado apenas como uma mascara do governo Vargas, mas como um ideário que orientava para certos fins.

As finalidades, os dilemas, e a mutação das formas do nacional desenvolvimentismo podem então ser avaliados, e então considerados básicos e proprietários para o desenvolvimento econômico moderno como a siderúrgica pesada, a exploração do petróleo, e o ramo da energia elétrica, uma vez que a expansão da  energia, fornecessem preços que não prejudicarem os usuários da eletricidade.

O nacional desenvolvimentismo consolidou nos anos 1930, descrevendo as políticas de renegociação da divida externa, nacionalização do sistema financeiro. E visa à substituição de importações, para a industrialização.

Dutra foi eleito o presidente da republica em 1946 a 1950. Dutra por sua vez optava por uma política liberal, ele fechou o partido comunista brasileiro, e também os sindicalistas que faziam oposição ao governo. Dutra criou também incentivos que favoreceu a instalação no país de grandes empresas estrangeiras, criou o SALTE ( focado nas áreas de saúde, alimentação, transporte e energia) e ficou mais conhecido depois deste plano. Durante o governo de Dutra, foi elaborada uma constituição de 1946, e de caráter democrático reafirmou as liberdades da constituição de 1934.

No dia 03 de outubro de 1950, os brasileiros vão as ruas escolherem o sucessor de Dutra, Getulio é eleito o presidente do Brasil. O segundo mandato de Vargas foi marcado por importantes iniciativas, nas áreas sociais, e econômicas. No segundo mandato Vargas elaborou uma política desenvolvimentista baseado no fortalecimento das indústrias de base: siderurgia, petroquímica, energia e transporte.

Porem na fase final de seu governo, as pressões de grupos oposicionistas civis e militares, desencadeou uma aguda crise política que levou Vargas a interromper seu mandato com um ato que atentou pela própria vida: o seu suicídio.

2- “Os primeiros modelos da economia política brasileira surgiram na esteira do forte avanço da acumulação capitalista no Brasil, verificado principalmente no após guerra. (...) Foi a partir desses estudos que surgiram, no final dos anos 50, as primeiras tentativas bem sucedidas de representar a economia brasileira em sistemas conceituais mais complexos e abrangentes. (...) Isso indicava que o salto teórico dar-se-ia justamente quando se conseguisse apreender as especificidades do capitalismo retardatário brasileiro... (...) Cientes desses problemas, os primeiros artífices da economia política brasileira interpretavam o avanço do capitalismo no Brasil como um processo de substituição de importações.” (GUIDO MANTEGA, 1984).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (151.9 Kb)   docx (349.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com