TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA E MERCADO - CPP E CUSTO DE PRODUÇÃO.

Por:   •  28/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Introdução

O presente trabalho é sobre CPP ( Curva de possibilidades de produção ) ou, mais conhecido como FPP (fronteira de possibilidades de produção) e também sobre custo de produção.

 Para ser mais concreto, os objetivos deste trabalho são: Mostrar e relatar os conceitos de CPP e Custo de Produção. E  utilizar alguns exemplos baseados em livros para esclarecer o que é e quando são usados no mercado. Tentar ser o mais didático e transparente possível para explicar a relação dos mesmos no dia a dia.

A metodologia utilizada foi a pesquisa em alguns livros de introdução a Economia, mas em destaque “Princípios de Economia” de Francisco Mochón.

  1. A Curva de possibilidade de produção e o custo de oportunidade

Curva de possibilidade de produção

  • A CPP enfatiza um fato importante: em uma economia que conta com milhares de produtos, as alternativas de escolha são inúmeras.

Mostra o máximo de combinações de produtos que a economia pode produzir utilizando todos os recursos existentes , além de evidenciar o dilema: produzir maior quantidade de uma mercadoria supõe produzir menos da outra.

 Ilustra graficamente a escassez dos fatores de produção cria um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, país ou sociedade.

  • Para simplificar o problema, consideremos uma economia que dispõe de uma dotação fixa de fatores produtivos, os quais supomos todos os empregados , e na qual se produzem somente dois tipos de bem: computadores pessoais e telefones celulares

(Exemplo 1):

  • Se a partir dessa situação, se decide produzir mais computadores pessoais em uma dada economia e se concentram os esforços nessa direção, automaticamente menos celulares serão produzidos. Em outras palavras, para melhor atender às necessidades de computadores nessa economia, será preciso sacrificar certa quantidade de celulares, dando o exemplo de que só se produzem dois bens. Portanto, aumentar a produção de computadores impacta e tem um custo na sociedade em termos dos celulares que deixam de ser produzidos.

  • As diferentes possibilidades com que a economia em questão (exemplo 1) podem ser representadas em um exemplo numérico. As opções distintas são as combinações possíveis de computadores e celulares, das quais cinco se apresentam no Quadro 1 e no gráfico 1:

(QUADRO 1 )       ( GRÁFICO 1 )

  • A Curva de possibilidade de produção está formada por todos os pontos intermediários entre situações apresentadas no QUADRO 1.
  •  Todos os pontos dessa curva são, em princípio, igualmente desejáveis . No exemplo do quadro , partimos de uma situação extrema (A), em que não se produz nenhum computador, já que todos os recursos são empregados na produção de celulares. A partir dessa situação inicial, a produção de computadores vai aumentando à custa da redução de numero de celulares sendo produzidos.

Custo de Oportunidade

  • O conceito de custo em economia é mais amplo que o empregado em contabilidade, Nas ciências contábeis, o custo corresponde ao gasto monetário no qual se incorre pela utilização dos fatores produtivos. Em economia o conceito de custo relevante é o custo de oportunidade

  • Entendido como aquilo que precisamos entregar para obter algo, a partir da curva de possibilidades de produção. Se uma economia se encontra sobre essa fronteira e todos os recursos estão sendo plenamente utilizados, ela está diante de um dilema: produzir quantidade maior de um bem exigirá necessariamente produzir menos do outro bem. Em economia, a opção que se deve abandonar para poder produzir ou obter outra coisa se associa ao conceito de custo de oportunidade.
  • Como no caso da FIGURA 1 , que chamamos de custo de oportunidade de um computador o número de celulares que é preciso deixar de produzir para obtê-lo.
  • Como mostra no QUADRO 1, na coluna (4), os incrementos na produção de    computadores a que chegamos ao nos deslocarmos de A para E elevam cada vez mais o custo de oportunidade.
  •  Para resumir , o custo de oportunidade que se incorre ao produzir um produto é o que se deve renunciar em termos de outros bens que deixam de ser produzidos com os mesmos recursos.
  1. Custo de Produção: Curto e longo prazo
  • Para produzir é necessário inputs (fatores produtivos, matérias-primas e produtos intermediários), o que gera um custo. O custo é determinado pelo valor dos fatores que a empresa pelo empresário dependerão de como os fatores empregados ma produção são remunerados. O nível dos custos é uma variável importante para a empresa, pois a partir dele, assim como a partir do preço dos bens vendidos e consequentemente da receita obtida ,o empresário decidirá qual quantidade do bem produzir.

(QUADRO 2)

*Unidades físicas de fator: nesse caso, a fábrica e o equipamento necessário para produzir sorvete ( Exemplo 2)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com