TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA POLITICA - CAP. 22

Por:   •  28/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 4

FICHAMENTO

COMÉRCIO INTERNACIONAL

CAPITULO 22

Campina Grande

2015

“A taxa de câmbio, portanto, é a medida pela qual a moeda de um país qualquer pode ser convertida em moeda de outro país. Em outras palavras, a taxa de câmbio é precisamente o preço de moeda em relação a outra.” (p. 26)

“Os ofertantes de divisas são os exportadores que receberam, em troca de suas vendas, moedas estrangeiras que não podem ser utilizadas no país e que necessitam, portanto, ser trocadas por moeda nacional e as firmas que obtiveram empréstimos em moeda estrangeira e precisam convertê-la em reais.” (p.26)

 “De uma forma geral, a taxa de câmbio é influenciada pela oferta e demanda por divisas, isto é, pela oferta e demanda por moeda estrangeira num determinado país.” (p.26)

“Se a taxa de câmbio for muito elevada, muitos produtores ou muitas firmas desejarão exportar, e a oferta de dólares será muito grande.”  (p.26)

“Como a oferta de divisas depende das exportações, quanto maior a taxa de câmbio, maior a oferta de divisas e, quanto menor a taxa de câmbio menor a oferta de divisas.” (p.27)

 “Conclusão: quando cresce o nível de preços, ou seja, quando há inflação, diminui a oferta de divisas e aumenta a demanda por divisas, resultando num aumento da taxa de câmbio.” (p.29)

 “Por especulação entende-se a tomada de decisões baseando-se em perspectivas sobre a evolução futura do mercado. Isto é, se se acredita que amanhã a taxa de câmbio vai ser maior que a de hoje, é conveniente e racional comprar dólares hoje para vender amanhã; é este o fenômeno que se pretendeu citar no paragrafo anterior.” (p. 430)

 “Em primeiro lugar, o progresso tecnológico na área de telecomunicações e informática diminuíram dramaticamente os custos das transações financeiras levando praticamente à eliminação das fronteiras nacionais para o mercado financeiro. É o que popularmente se denomina o fim da geografia;” (p.430)

“Em segundo lugar, a desregulamentação do mercado financeiro internacional possibilitou uma rápida diversificação de portfólio em escala planetária. Hoje em dia, um gestor de fundos financeiros pode fazer aplicações em mais de uma centena de países, tornando possível o fenômeno do “contágio”, pelo qual a crise em um país pode se espalhar para outros em função do comportamento dos agentes do mercado financeiro;” (p.430)

“Em terceiro lugar, pelas inovações financeiras que possibilitaram o aparecimento de novos produtos financeiros, dentre eles, o desenvolvimento do mercado de derivativos (futuros, swaps, opções e outros) que passaram a dar ao mercado novas opções de hedge ou de especulação.” (p.430)

“A grande vantagem do regime de câmbio flutuante é criar uma espécie de escudo protetor para amortecer os efeitos adversos das crescentes turbulências internacionais decorrentes da globalização financeira.” (p. 431)

Especulação: tomada de decisões que se baseia em perspectivas sobre a evolução, futura do mercado. Isto é, se se acredita que amanhã a taxa de câmbio vai ser ator que a de câmbio, é conveniente e racional comprar dólares hoje para vender amanhã.” (p.432)

“O balanço de pagamentos é o registro contábil de todas as transações de um país com outros países do mundo. Assim, no balanço de pagamentos estão registradas todas as importações que o Brasil faz de outros países, todas as exportações brasileiras, os fretes pagos a navios estrangeiros, os empréstimos que o Brasil recebe em moeda estrangeira, o capital das firmas estrangeiras que abrem filiais no Brasil, o capital das firmas estrangeiras que saem do Brasil, entre outros.” (p. 432)

 “[...] existe a chamada balança comercial que registra todas as exportações de mercadorias brasileiras e todas as importações de mercadorias do resto do mundo.” (p.433)

“[...] existe a chamada balança de serviços, que registra o montante pago pelo Brasil por serviços prestados por estrangeiros, como serviços de transportes, serviços de assistência técnica, os juros que o Brasil paga pelos empréstimos fornecidos por outras nações do mundo, bem como os lucros remetidos pelas multinacionais aqui localizadas.” (p. 433)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (138.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com