TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ED V TG Ciencias Econômicas

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam os textos e cada charge?

Os textos e charges tratam do conceito de desenvolvimento e crescimento econômico de economias periféricas em um cenário de globalização do capital e também do consumo aumentado e da má distribuição de renda proveniente deste desenvolvimento à todas as camadas sociais.

  1. Há relação de causa-efeito entre a mensagem dos textos e as charges? Justifique sua resposta.

Sim, visto que os textos apresentam a discussão sobre o crescimento e desenvolvimento econômico em países periféricos, mesmo que a globalização ofereça expansão comercial e maior acesso à informação, uma grande parte da população fica à margem dos benefícios desse desenvolvimento devido à má distribuição da renda proveniente desse crescimento mal dimensionado. Desta forma, as charges se apresentam como o resultado do efeito real dessa análise.

No texto de CORSI (2002) fica evidente essa relação de causa-efeito entre os textos e as charges quando o autor expõe que “vários países cresceram de maneira acelerada e industrializaram-se, como o Brasil, mas nem por isso os problemas sociais (melhores condições de vida, saúde, educação, moradia, saneamento básico etc.) e os problemas relativos à distribuição da renda melhoram substancialmente. Hoje, parte considerável da população brasileira vive na miséria e o país tem uma das piores distribuições da renda do mundo, embora observemos a melhora de uma série de indicadores sociais (mortalidade infantil, expectativa de vida, escolaridade etc.). ”[1]

  1. Há como mapear as quatro esferas da globalização correlacionando os estudos de globalização com as duas charges? Justifique e aponte as principais características.

As quatro esferas tratam-se da esfera produtiva, tecnológica, financeira e comercial. Na esfera produtiva encontra-se o conceito de produção industrial de bens de consumo pulverizados internacionalmente com o intuito de busca pelo lucro máximo, assim países periféricos são explorados por terem mão de obra barata e serem fontes de recursos naturais. Também há a esfera tecnológica, que apresenta-se em crescente expansão, porém a falta de conhecimento e acesso as novas tecnologias, marginalizam grande parte da sociedade e gera desempregos. A esfera financeira é regida por conceitos capitalistas neoliberais, que impõe a desregulamentação de leis trabalhistas, incentivam a pouca intervenção do estado, o que ocasiona falta de investimentos em projetos sociais de governos mais intervencionistas economicamente. A última esfera é a comercial, que volta-se para os que tem condições de adquirir bens duráveis, com maior margem de lucro e para exportação. No cenário mundial a competitividade industrial de países periféricos é dificultada pela frágil economia e pela sua condição de submissão em relação aos países centrais.

Deste modo, pode-se analisar que a primeira charge apresenta as esferas comercial e produtiva e a segunda charge apresenta a esfera tecnológica.

  1. De que forma as relações internacionais auxiliam/atrapalham a solução dos casos apontados pelas charges?

As relações internacionais, de uma forma geral, auxiliam pelo crescimento e desenvolvimento comercial, produtivo, tecnológico e mercadológico, além de fomentar a concorrência e a diminuição dos custos de produção. Porém, as relações internacionais atrapalham o desenvolvimento de países periféricos, estes que só estão aptos a produzirem produtos com baixo valor tecnológico agregado e que se planejam e desenvolvem mal a partir de baixos índices de crescimento econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (149.4 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com