TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ED TG Respsta

Trabalho Universitário: ED TG Respsta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  2.107 Palavras (9 Páginas)  •  6.037 Visualizações

Página 1 de 9

• Pergunta 1

0,5 em 0,5 pontos

A Organização das Nações Unidas realizou três importantes conferências sobre o meio ambiente: na Suécia, em 1972; no Brasil, em 1992; na África

do Sul, em 2002. Fazendo-se uma avaliação desses trinta anos, pode-se afirmar que:

Resposta

Resposta Selecionada: c.

aumentou a preocupação com o meio ambiente, mas os países capitalistas não se dispõem a diminuir a produção industrial e a modificar os padrões de consumo.

Resposta Correta: c.

aumentou a preocupação com o meio ambiente, mas os países capitalistas não se dispõem a diminuir a produção industrial e a modificar os padrões de consumo.

Feedback da resposta: Resposta correta: C

Comentários: a preocupação com o meio ambiente foi manifestada, primeiramente, pelos países desenvolvidos, sobretudo os Estados Unidos da América. Essa preocupação deu origem à Conferência de Estocolmo, que não chegou a um consenso porque os países em desenvolvimento, liderados pelo Brasil, não aceitavam o propagado desenvolvimento zero. Passados mais de 30 anos, o panorama mudou radicalmente, com os países em desenvolvimento abraçando a causa ambiental, e os países desenvolvidos, principalmente os EUA, não aderindo aos principais tratados ambientais, como ocorreu, por exemplo, com o Protocolo de Kyoto.

• Pergunta 2

0,5 em 0,5 pontos

A fábula da “Galinha dos Ovos de Ouro” fala de um homem que possuía uma galinha que todos os dias botava um ovo de ouro maciço e que decidiu matá-la para extrair de suas entranhas todos os ovos de uma só vez. (Adap. Branco, Samuel Murgel. O meio ambiente em debate. São Paulo, Moderna, 1997, p. 92.). No sentido contrário ao da fábula, observa-se hoje, em boa parte da comunidade internacional, uma preocupação crescente com a preservação dos recursos naturais, que se reflete no seguinte conceito sobre o desenvolvimento dos países:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

O desenvolvimento deve ser sustentável.

Resposta Correta: a.

O desenvolvimento deve ser sustentável.

Feedback da resposta: Resposta correta: A

Comentários: o direito ao desenvolvimento é um direito assegurado a todos os povos – e aos países. O desenvolvimento econômico se dá, principalmente, com a utilização dos recursos naturais. A questão é que esses recursos naturais são finitos, ou seja, eles tendem a acabar, principalmente se a sua utilização de der de maneira desordenada. Daí a necessidade de conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação e proteção ambiental, ao que se convencionou chamar de desenvolvimento sustentável.

• Pergunta 3

0,5 em 0,5 pontos

A humanidade progrediu tanto em termos tecnológicos que passou a ver a natureza como algo separado dela mesma. A crescente intervenção humana nos ciclos naturais está alterando o sistema terrestre. As atividades humanas retiram ou acrescentam depósitos de sedimentos no ambiente, interferindo nos fluxos de energia. Já nos séculos XVIII e XIX, os impactos ambientais provocados pela crescente industrialização eram muito grandes. Entretanto, ainda eram localizados e atingiam basicamente os trabalhadores e as camadas mais pobres da população. Com o passar do tempo, devido à crescente expansão do processo de industrialização e urbanização, os impactos foram aumentando, até que, no pós-Segunda Guerra Mundial (1939-1945), passaram a ter consequências globais. Muitos dos recursos utilizados na produção são extraídos diretamente da natureza. (Adap. MOREIRA, J. C. e SENE, E. “Geografia para o ensino médio: geografia geral e do Brasil”. São Paulo: Scipione, 2002. p. 458). Com relação à temática do texto acima, é correto afirmar que:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

a preocupação com a temática da degradação ambiental nos dias atuais é oportuna, pois muitos recursos naturais necessários à vida humana poderão esgotar-se em pouco tempo.

Resposta Correta: d.

a preocupação com a temática da degradação ambiental nos dias atuais é oportuna, pois muitos recursos naturais necessários à vida humana poderão esgotar-se em pouco tempo.

Feedback da resposta: Resposta correta: D

Comentários: a relação do ser humano com a natureza sempre foi perversa. Desde que surgiu na face da Terra, o homem agride o meio ambiente de todas as formas possíveis. A ideia sempre foi de que os recursos naturais eram infinitos. Com a revolução industrial, a degradação ambiental acentuou-se de maneira nunca antes vista e o homem percebeu que os recursos naturais, que estão se tornando escassos, são finitos.

• Pergunta 4

0,5 em 0,5 pontos

Considere o texto a seguir:

O conceito de desenvolvimento sustentável tem ocupado uma posição central nas discussões sobre os modelos de desenvolvimento da sociedade mundial contemporânea, particularmente depois da publicação do relatório da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, “Nosso Futuro Comum”, em 1987 (conhecido como Relatório “Brundtland”). As bases consensuais do desenvolvimento sustentável referem-se ao ideal de harmonizar o desenvolvimento econômico com a proteção ambiental e considera que “o desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades”. Assinale a alternativa que representa os princípios do desenvolvimento sustentável apresentados pelo Relatório Brundtland e que podem ser adotados como estratégia pelos países do mundo, inclusive pelo Brasil.

Resposta

Resposta Selecionada:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com