TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecologia da informação

Por:   •  7/10/2015  •  Resenha  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA

Ecologia da Informação – Thomas H. Davenport

1° Capitulo

A Ecologia da informação possui um conceito bem abrangente. Podemos definir a ecologia da informação como uma ciência que estuda a influência da informação em diferentes situações. Muitos pensam que a ecologia da informação está somente focada na tecnologia, mas não é.  A ecologia da informação também está focada na maneira como as pessoas criam, partilham , entendem e utilizam a informação.

O capitulo 1 do livro Ecologia da Informação de Thomas h. Davenport traz os primeiros conceitos sobre a ecologia da  informação. No primeiro momento do livro Davenport o autor afirma que o fascínio das pessoas em geral pela tecnologia faz com que nós esquecemos o objetivo principal da informação que é informar. O autor cita como o exemplo o computador, o computador não servirá para seus usuários se não estiverem interessados na informação que o mesmo pode gerar.

Autor define a ecologia da informação como “enfatiza o ambiente da informação em sua totalidade, levando em conta os valores e as crenças empresariais sobre informação (cultura); como as pessoas realmente usam a informação e o que fazem com ela (comportamento e processos de trabalho); as armadilhas que podem interferir no intercâmbio de informações (política); e quais sistemas de informação já estão instalados apropriadamente (sim, por fim a tecnologia).”

Davenport afirma que os programadores, os diretores de informação, analista de sistema e os profissionais de TI possuem pouca paciência de transmitir as informações para os ‘usuários finais’. Em muitos casos implementar um novo sistema ou um novo banco de dados complexo pode prejudicar as empresas ao em vez de contribuir com a evolução da mesma.

O autor traz exemplos sobre as implantações de novos sistemas ou criação de novo banco de dados nas empresas e comenta se houve sucesso ou fracasso. No caso do fracasso como a empresa solucionou o problema. Muitas empresas perceberam através de experiências dolorosas que os computadores e/ou redes de comunicação melhores não necessariamente resultam no aperfeiçoamento dos ambientes de informação. “Nenhuma empresa que conheço pratica a ecologia da informação perfeitamente e em todas as circunstâncias.”

Conforme resalta Davenport os administradores das empresas que acreditam e possuem uma abordagem ecológica pensam que a informação não é facilmente arquivada em computadores, quanto mais complexo a informação menor será sua utilidade e a tecnologia é somente uma parte do ambiente de informação e não necessariamente não apresenta como um meio adequado de operar mudanças. Concordo com o autor quando o mesmo diz que à medida que a informação se torna mais importante, precisamos aprender a pensar além da maquinas.

Nos últimos anos houve aumento considerável nos investimentos na tecnologia de informação. Hoje existem vários de softwares e vários bancos de dados diferentes. Muitas vezes há o investimento pesados em certa tecnologia, porém é desperdiçada pela utilização inadequada ou apenas simplesmente pela falta de uso. Já houve gastos de trilhões de dinheiro em TI. Muitos administradores acreditam que a tecnologia pode resolver as dificuldades da empresa. Em algumas vezes uma empresa que gasta menos com tecnologia e informação pode ser mais bem sucedida que uma empresa que usa bastante a tecnologia e a informação, porém não sabe usa lá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com