TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia: A Divisão do Trabalho

Por:   •  28/2/2016  •  Abstract  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 6

Fichamento de Economia – Adam Smith

Capítulo I - A Divisão do Trabalho

A divisão do trabalho proporcionou o aprimoramento de suas forças produtivas, com habilidade, destreza e bom senso quando dirigidos e executados. Para compreendermos seus efeitos produzidos na economia geral da sociedade, o texto mostra a maneira de como a divisão do trabalho opera em algumas manufaturas.

Podemos confirmar a informação no trecho seguinte: ‘’Em qualquer outro ofício e manufatura, os efeitos da divisão do trabalho são semelhantes aos que se verificam nessa fábrica insignificante embora em muitas delas o trabalho não possa ser tão subdividido, nem reduzido a uma simplicidade tão grande de operações. A divisão do trabalho, na medida em que pode ser introduzida, gera, em cada ofício, um aumento proporcional das forças produtivas do trabalho’’. (Pág. 66)

Também há o reflexo da divisão do trabalho na diferenciação das ocupações dos empregos: A diferenciação das ocupações e empregos parece haver-se efetuado em decorrência dessa vantagem. Essa diferenciação, aliás, geralmente atinge o máximo nos países que se caracterizam pelo mais alto grau da evolução, no tocante ao trabalho e aprimoramento; o que, em uma sociedade em estágio primitivo, é o trabalho de uma única pessoa, é o de várias em uma sociedade mais evoluída. (Pág. 66)

Uma sociedade bem dirigida é decorrente da multiplicação das produções dos diversos ofícios e da divisão do trabalho, sendo a riqueza universal que se estente até as camadas mais baixas. Os trabalhadores, todos na mesma situação, vendem sua mão de obra além daquela que necessita para sobreviver e para conseguirem trocar seus bens numa grande quantidade pelo preço de uma grande quantidade bens. É necessário fornecer-lhes aquilo do que carecem e oferecer-lhes em fartura daqui que necessitam, ''assim é que em todas as camadas da sociedade se difunde uma abundância geral de bens''.

Capítulo II - O Princípio que Dá Origem à Divisão do Trabalho

Na divisão do trabalho, da qual se provem tantas vantagens, uma delas é a propensão do homem em negociar e intercambiar, permutar alguma coisa por outra. Porém esse não são os efeitos de um contrato, mas sim a concorrência de desejos por um objeto num momento específico. ''Assim como é por negociação, por escambo ou por compra que conseguimos uns dos outros a maior parte dos serviços recíprocos de que necessitamos, da mesma forma é essa mesma propensão ou tendência a permutar que originalmente gera a divisão do trabalho '.(pág. 74)

Um dos aspectos importantes é a variedade de talentos e habilidades dos homens que são uteis uns aos outros e permitem um campo maior de intercâmbio. ''Entre os homens, os caracteres e as habilidades mais diferentes são úteis uns aos outros; as produções diferentes e dos respectivos talentos e habilidades, em virtude da capacidade e propensão geral ao intercâmbio, ao escambo e à troca, são como que somados em um cabedal comum, no qual cada um pode comprar qualquer parcela da produção dos talentos dos outros, de acordo com suas necessidades (pág. 76)

Capítulo III – A Divisão do Trabalho Limitada pela Extensão do Mercado

Um das principais características da divisão do trabalho é o poder de troca, podendo estimular ou diminuir estímulos do mercado. ''Como é o poder de troca que leva à divisão do trabalho, assim a extensão dessa divisão deve sempre ser limitada pela extensão desse poder, ou, em outros termos, pela extensão do mercado. Quando o mercado é muito reduzido, ninguém pode sentir-se estimulado a dedicar-se inteiramente a uma ocupação, porque não poderá permutar toda a parcela excedente de sua produção que ultrapassa seu consumo pessoal pela parcela de produção do trabalho alheio, da qual tem necessidade''. (pág. 77)

Capítulo IV - A Origem e o uso do Dinheiro

Estabelecida a divisão do trabalho, as necessidades humanas que podem ser atendidas pela produção individual do trabalhador é reduzida. Uma solução possível para o problema é citada no texto: ''A grande maioria de suas necessidades, ele a satisfaz permutando aquela parcela do produto de seu trabalho que ultrapassa o seu próprio consumo, por aquelas parcelas da produção alheia de que tiver necessidade. Assim sendo, todo homem subsiste por meio da troca, tornando-se de certo modo comerciante; e assim é que a própria sociedade se transforma naquilo que adequadamente se denomina sociedade comercial''.(pág.81)

É importante ressaltar os sentidos de valor do dinheiro, que pode ser para valor de uso ou valor de troca. ''Importa observar que a palavra VALOR tem dois significados: às vezes designa a utilidade de um determinado objeto, e outras vezes o poder de compra que o referido objeto possui, em relação a outras mercadorias. O primeiro pode chamar-se “valor de uso”, e o segundo, “valor de troca”. As coisas que têm o mais alto valor de uso frequentemente têm pouco ou nenhum valor de troca; vice-versa, os bens que têm o mais alto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com