TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Empresarial Trabalho de Casa FGV

Por:   •  23/8/2019  •  Artigo  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  1.289 Visualizações

Página 1 de 3

FGV - MBA Gestão em Saúde

Disciplina: Economia Empresarial

DESAFIO 1

1 – Qual dessas demandas é mais sensível a variações de preço:

  1. Demanda por um tipo específico de refrigerante como tônica diet, ou
  2. Demanda pelos refrigerantes em geral

RESPOSTA:  A DEMANDA POR UM TIPO ESPECÍFICO DE REFRIGERANTE

2 – A demanda das famílias por energia elétrica é, provavelmente pouco sensível aos preços. Pelo menos em um horizonte curto de tempo (por exemplo, um ano). Mas, em um prazo mais longo (por exemplo, cinco anos), é possível que as famílias reajam mais, reduzindo o consumo em caso de alta continuada de preços. Dito isso responda: porque as demandas em geral tendem a ser mais sensíveis a preços no longo prazo?

RESPOSTA: NO LONGO PRAZO HÁ MAIS SUBSTITUTOS

[pic 1]

3 – Um jovem estudante resolveu gastar sempre 10% de sua renda semanal com gasolina. Supondo que os preços do combustível não variem, mas que ele tenha alterações constantes em sua renda, qual o valor numérico de sua elasticidade renda?

[pic 2]

DESAFIO 2

Uma turma de vinte alunos de MBA é dividida em dois grupos iguais. Em uma sala estão dez pessoas. Na sala ao lado, outras dez. Cada pessoa na sala 1 terá um parceiro específico na sala dois, escolhido por sorteio. Mas os alunos de cada sala não sabem quem é o seu parceiro, pois o resultado do sorteio não é revelado aos participantes do jogo.

Cada aluno na sala 1 recebe $1000 para ser repartido entre ele e seu parceiro desconhecido. Esse aluno da sala 1 deve propor um critério de repartição, ou seja, deve dizer quantos por cento dará a si e, portanto, quanto vai restar para o correspondente na sala 2. O mínimo que pode ser deixado para o aluno da sala 2 é $100 (10% do valor a ser repartido)

Cada aluno da sala 2 recebe a proposta de partilha como um ultimato: se aceitar, a partilha é feita de acordo com a proposta; se recusar, nem ele e nem o parceiro da sala 1 levam coisa alguma.

Diante disto responda:

  1. Supondo que este experimento foi aplicado no planeta Vulcano, terra natal do doutor Spock, onde ninguém tem emoções humanas, qual o valor mais racional que o aluno da sala um deve propor para seu parceiro da sala 2? Qual a atitude racional do aluno da sala 2? Justifique.

  1. Agora, supondo que o mesmo experimento seja aplicado na terra explique de que forma esse jogo permite discutir que o racional nem sempre é justo e pode gerar indignação, causando perdas a todos?

DESAFIO 3

Um empreendedor oferece serviços para famílias quem moram em apartamentos na cidade de São Paulo: faxina, arrumação, pequenos consertos elétricos e hidráulicos etc.

Depois de um ano de atividades, seu objetivo é reajustar os preços de modo a não tornar os itens que oferece muito mais caros que a média do segmento de serviços domiciliares no mercado paulistano.

Ao mesmo tempo, vai negociar o reajuste de salário com seus funcionários.

Por fim, pretende tomar crédito em um banco para comprar automóveis a serem utilizados na empresa para o deslocamento dos empregados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (163.6 Kb)   docx (69.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com