TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia. Demanda

Seminário: Economia. Demanda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Seminário  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

Microeconomia:

Os ramos da microeconomia levam a estudar o comportamento econômico e individual de consumidores, e empresas bem como a distribuição da produção e rendimento entre eles. A Microeconomia é considerada a base da moderna teoria econômica, estudando suas relações fundamentais. O conceito ou a definição de microeconomia, para entendermos o que é, basta nos concentrarmos no próprio nome (micro=pequena) Então a micro economia estuda a economia e suas variáveis num sentido restrito, a economia das famílias, dos grupos de famílias e como já citado a da firma ou empresa. Ao contrário do macro (grande) economia que estuda os agregados de uma nação ou de várias nações (o PIB, o PNB, a RN entre outros).

Demanda:

Demanda é o desejo de adquirir certo bem em um determinado espaço de tempo, e não a consumação de tal produto. A demanda de um bem ou serviço também pode ser influenciada pelos preços de outros bens e serviços, vejam alguns Fatores que podem influenciar a demanda:

A) O gosto do consumidor

B) A relação de preço entre os produtos; quanto maior o preço, menor será a procura pelo produto.

C) A relação de seus preços com os produtos substitutos. Exemplo: O preço do pão francês e o pão integral.

D) Relação de seu preço e o poder aquisitivo do consumidor.

Representação de demanda.

Oferta:

É a quantidade de produtos e serviços oferecidos ao mercado que pode sofrer alterações por algum desequilíbrio entre a oferta e a procura. Assim podemos determinar que o preço de algum produto ou serviço é determinado pelo próprio consumidor, dessa forma o consumidor pode buscar mais alternativas de produto, mesmo que o preço esteja elevado. A oferta depende de algumas variáveis:

A) A quantidade de oferta de um bem

B) O preço deste bem

C) O preço concorrente ao produto

D) O custo da produção

E) E a tecnologia na fabricação do produto.

Assim podemos presumir que quando há o aumento de preço de um bem, maior é o estimulo para a fabricação, quando a quantidade do produto se normaliza no mercado há uma queda no preço, estimulando a demanda e desencorajando a oferta.

Estas duas formas de força de mercado vivem em desentendimento, fazendo com que o valor dos produtos seja regido pela quantidade oferecida, que oferecerá poucos produtos para o mesmo se elevar, pela demanda, que almeja muitos produtos para chegar há um preço mais acessível.

Representação de oferta:

O equilíbrio de mercado ocorre quando a quantidade de produtos e serviços que os consumidores desejam comprar é exatamente igual á quantidade de produtos ou serviços que os produtores querem vender. De certo modo, não há excesso ou falta de demanda ou oferta. Existe coerência de desejos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com