TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Demanda

Dissertações: Economia Demanda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2014  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 2

1. Caracterize o mercado concorrencial. Que regra o empresário segue para maximizar seus lucros?

R. Mercado Concorrencial são aquelas empresas que fabricam os mesmos produtos e disputam os mesmos clientes. A regra que o empresário utiliza para maximizar seus lucros é tomar o preço e produzir até o seu preço igualar-se ao custo marginal.

2. Confronte o monopólio com o oligopólio. Mostre as características de cada estrutura de mercado e o modo que o preço é fixado em cada uma delas.

R. Monopólio é a ausência de concorrência onde existe apenas um fornecedor, eles fixam um valor que lhes dará maior lucro, onde eles poderão diminuir a produção e aumentar os preços, por serem os únicos fornecedores. Os Oligopólios já possuem mais de um fornecedor mas mesmo assim são poucos, onde cada um tem uma grande parte do mercado, a alteração na venda de um desses fornecedores afetará a todos. Já os Monopólios não há problema algum, eles estimulam um preço que lhe dará maior lucro, e se aparecer algum concorrente, eles diminuem o preço para desestimular a entrada do concorrente.

3. O que é concorrência monopolística?

R. Trata-se de uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com o oligopólio pelas seguintes características:

• Número relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial, porém com segmentos de mercados e produtos diferenciados, seja por características físicas, embalagem ou prestação de serviços complementares, como por exemplo, pós-venda;

• Margem de manobra para fixação dos preços não é muito ampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado;

• Muitos compradores e muitos vendedores;

4. Quais as estruturas de mercado de fatores? Como elas se caracterizam

R. O mercado de fatores de produção – mão de obra, capital, terra e tecnologia – também apresenta diferentes estruturas; se diferenciando de acordo com número de compradores e vendedores; fazendo com isso que cada situação tenha um tratamento diferenciado.

Monopsônio: Onde há somente um comprador para vários vendedores.

Oligopsônio: Onde há poucos compradores para muitos vendedores.

Monopólio Bilateral: Quando há somente um comprador para um vendedor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com