TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia (demanda)

Artigos Científicos: Economia (demanda). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

1. Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade demandada

R: Função demanda de um bem ou serviço é a relação matemática entre a quantidade demandada e o preço do bem ou serviço. A diferença entre demanda e quantidade demandada é que por demanda entende-se toda a curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades, enquanto por quantidade demandada devemos entender um ponto específico da curva relacionando preço a uma quantidade.

2. Para muitos produtos, tanto seu preço como as vendas têm aumentado. Isso significa que a lei geral da demanda não funciona na prática? Justifique.

R:Não necessariamente, pois a renda pode ter aumentado no período. Desta forma, mesmo o preço aumentando, a demanda não diminui.

3. Conceitue a função oferta. De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria

R: A Função oferta de um bem ou serviço é a relação matemática entre a quantidade ofertada e o preço desse bem ou serviço. Além do preço do bem, a oferta de um bem ou serviço é afetada pelos custos dos fatores de produção (matérias-primas, salários, preço da terra), por alterações tecnológicas e pelo aumento

4. Por que o governo costuma estabelecer preços mínimos (garantidos) para os produtos agrícolas? Quais as políticas que pode adotar?

R:O estabelecimento de preços mínimos para os produtores agrícolas estimula a produção, quantifica benefícios de reciclagem e ganhos ao meio ambiente.

O governo costuma garantir preços mínimos para os produtos agrícolas a fim de proteger o produtor agrícola das flutuações dos preços no mercado, ou seja, ajudá-lo diante de uma possível queda acentuada de preços e conseqüentemente da renda agrícola.

5. Sobre a elasticidade- preço da demanda:

a. Quais os fatores influenciam a elasticidade- preço da demanda?

É o quanto o consumo de um produto varia de acordo com seu preço. Está ligado com sua utilidade marginal, ou seja, a vantagem e o custo de adquirir mais um. Exemplo, se um carro zero está a R$500 (um centésimo do seu preço mais ou menos), vai vender absurdamente, até esgotar o estoque, ou seja, tem muita elasticidade. Já se um pacote de sal estiver R$0,01 (um centésimo do preço também) por exemplo, mesmo assim ninguém vai comprar ao ponto de encher sua casa de sal, ou seja, a elasticidade é baixa. Outra coisa que tem elasticidade baixa (ou seja, não varia o consumo com o preço) são produtos viciantes como cigarro, pois quem é viciado paga qualquer preço, então aumentar demais os impostos, por exemplo, não abaixaria o consumo, só empobreceria os consumidores.

b. Por que a elasticidade-preço da demanda de sal é próxima de zero?

A elasticidade-preço da demanda de sal é próxima de zero porque tem uma demanda inelástica por não dispor de um bem substituto.

c. Por que, quando a demanda é inelástica, aumentos do preço do produto devem elevar a receita total do vendedores? Justifique.

7. Defina:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com