TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Economia Empresarial

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 4

Aluno: Alan Junior Guadagnin

Disciplina: Economia Empresarial

Turma: GE11 – Chapecó

1) Dentre os fatores que determinam a demanda de um produto, qual deles

influenciou a mudança do perfil do comércio do Sr. João da Silva?

O perfil dos consumidores nos estabelecimentos nos entornos do comércio do Sr. João, agora era uma população mais jovem, sendo composta por casais com filhos e adolescentes. Então a mudança de bar para hamburgueria foi estratégica para adequar-se a esse público, que tem um poder aquisitivo maior.

2) Com relação à classificação dos diversos tipos de bens (complementares de substitutos), como pode-se considerar o combo Hambúrguer e Batata Frita comercializado pela Princess Burguer? E em relação aos sanduíches da concorrência, como podem ser classificados os hambúrgueres oferecidos pela Princess Burguer?

Os itens do combo podem ser considerados complementares, e os sanduiches da concorrência substitutos.

3) Quanto a demanda de batatas fritas, o que poderá ocorrer se realmente se confirmarem os rumores de que os produtores de carne bovina estão

destinando sua produção para a exportação?

Caso os produtores destinarem a produção para o exterior, estaria gerando um aumento na demanda da carne bovina, gerando um aumento de preços e consequentemente um aumento de custos para o Sr. João. Como são produtos complementares para o principal produto da hamburgueria há duas possibilidades: 1) se o aumento dos custos for repassado ao cliente, provavelmente irá diminuir a demanda pelo combo, logo reduzirá a demanda pela batata frita.

2) caso o Sr. Joao decida por reduzir sua margem de lucro, não irá alterar a demanda da batata frita.

4) Porque a estratégia de redução de preços da concorrência pode afetar os negócios da Princess Burguer?

Porque anteriormente sem concorrência a oferta de hambúrgueres do local era baixa, a Princess Burguer dominava a região. Com a entrada do concorrente (aumento da oferta) o público pode agora escolher pela de menor preço.

5) Em relação a elasticidade de demanda, como pode ser classificada a demanda dos produtos da nova loja de fast-food inaugurada em frente a burgueria?

Pode ser considerada inelástica, porque segundo as informações privilegiadas mesmo reduzindo os preços não houve um aumento da demanda, ou seja, a elasticidade é menor que 1.  

6) Preocupado com a rentabilidade de um novo investimento, qual deveria ser a quantidade produzida e comercializada pela nova loja da Princess Burguer, tendo em relação os custos desse novo empreendimento?

Qe= CF / (P - CV )

Qe = 12000/(10-5,50)

Qe = 2667 unidades. (com esse valor não se obtém lucro nem prejuízo)

A quantidade mínima seria de 2668, a partir desse ponto é viável a abertura de uma nova loja.

7) Qual deveria ser a estratégia dominante da Princess Burguer para as

alternativas entre reduzir ou não reduzir preços?

A estratégia deve ser reduzir preço. Pois:

- A concorrência reduz preço: Se a Princess Burguer também reduz, tem um lucro de 400M, se não reduz tem um prejuízo de 150M. Nesse caso saí ganhando se reduzir os preços.

- - A concorrência não reduz preço: Se a Princess Burguer reduz, tem um lucro de 800M, se não reduz tem um lucro de 600M. Nesse caso saí ganhando se reduzir os preços.

8) Diante da situação macroeconômica, é atrativo para Sr. Silva abrir um novo empreendimento na cidade vizinha? Por que?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com