TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO FINAL – ECONOMIA EMPRESARIAL

Por:   •  7/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.204 Palavras (9 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 3]

TRABALHO FINAL – ECONOMIA EMPRESARIAL

[pic 4]

        

Elaborado por: Ricardo Gilberti

Disciplina: Economia Empresarial

Turma: Pós ADM 122


Trabalho Final – Parte I

Tarefa 1

  1. Apresente a definição de cada termo a seguir.

Trade-off –  O trade-off é basicamente uma escolha e as consequências daquelas escolha.  Isso acontece pois quando você faz uma escolha, você irá deixar de usufruir de certos privilégios / benefícios para ter outros. Por isso, você tem que conhecer os “2 lados da moeda” para a decisão ser o mais acertiva poss

Custo de Oportunidade – O custo de oportunidade é basicamente o que alguém deixa de ganhar enquanto está fazendo outro trabalho / atividade. O custo de oportunidade sempre tem que ser avaliado quando se trata de deixar o dinheiro parado no banco ou em alguma aplicação, ou utilizá-lo para comprar algo ou investir em algum projeto. Essa é avaliação que sempre deve ser realizada.

1.2 – O custo de oportunidade desses empresários montarem a Vitral Produtos de Beleza.

O custo de oportunidade que tem que ser avaliado ao investir na Vitral Produtos de beleza é de o dinheiro poderia estar bem mais seguros em aplicações ou investimentos no banco, porém, o retorno sobre a aplicação ou investimento seria bem menor e muito mais demorado do que se comparado com o retorno de uma empresa saudável.

1.3 – O custo de oportunidade de os empresários aplicarem o seu capital em títulos no mercado financeiro.

Tendo em vista que o mercado quase como um todo teve uma redução considerável nas vedas e setor de beleza teve um aumento de quase 5% nos últimos anos, com a expectativa da melhora da economia, aumentando o poder aquisitivo do brasileiro, a expectativa é de um consumo maior o que poderia trazer grandes ganhos para a empresa. O valor desses ganhos teriam que ser analisados antes de realizar qualquer aplicação ou investimento no banco.

1.4 – Se valeria a pena investir na Vitral Produtos de Beleza se a rentabilidade esperada da Vitral Produtos de Beleza fosse de 5% ao ano.

Se avaliarmos a rentabilidade de 5% ao ano em títulos, não seria viável pois tem títulos / investimentos com riscos bem reduzidos que passam dos 6% ao ano. Dessa forma seria melhor não investir na Vitral Produtos de Beleza.

Tarefa 2

Em relação à estrutura de mercado em que a Vitral Produtos de Beleza está inserida, responda às perguntas a seguir e justifique as suas respostas.

2.1 - Dado o número de empresas dominantes desse setor, a Vitral Produtos de Beleza e mais duas, qual é a estrutura desse mercado no país? 

Devido a terem poucas empresas, a estrutura desse mercado é de oligopólio concentrado.

2.2 - O fato de o consumidor considerar produtos de higiene necessários, e não supérfluos, torna a demanda desse mercado mais elástica ou mais inelástica?

Devido ao fato de serem itens necessários para qualquer pessoas, a demanda de mercado se torna  mais inelástica.

2.3 - O fato de existirem outras duas empresas semelhantes e que concorrem diretamente com a Vitral Produtos de Beleza torna a demanda do mercado específico da Vitral Produtos de Beleza mais elástica ou mais inelástica?

Devido ao fato de existirem outras empresas semelhantes a demanda torna o mercado específico da Vitral Produtos de Beleza mais inelástica.

Tarefa 3

3.1 -Que tipo de custo para a empresa representam esses 150.000 reais? Justifique.

Esses custos representam os custos explícitos.

Custos explícitos são aqueles que basicamente todas as empreas tem, como: gastos com pagamentos de saários, hora extra, energia, aluguel, etc.

3.2 –Sabendo que os contadores não colocam na contabilidade os custos de oportunidade (ou implícitos), suponha que, depois de um ano, na demonstração de resultados, feita pelos contadores da empresa, o lucro contábil mensal seja da ordem de 100.000 reais. A Vitral Produtos de Beleza estaria tendo um lucro econômico mensal?

Nesse caso teria de ser avaliado o custo de oportunidade já que o lucro contábil não contabiliza esses custos. Olhando pro lucro econômico, ele deve englobar todos os lucros contábeis mensisl e subtrair todos os custos implícitos (custos de oportunidade).

 

Tarefa 4

4.1 - Com base nas informações apresentadas, em que estrutura de mercado a Vitral Produtos de Beleza está inserida? Justifique.

Ela está inserida no oligopólio homogêneo, pois existem poucas empresas atuando nesse ramo com esse produto.

4.2 - A proposta do executivo da empresa A é de formação de cartel. O que significa as empresas formarem um cartel?

        Um cartel acontece quando duas ou mais empresas, do mesmo ramo, atuam em conjunto para o controle do mercado onde estão inseridas. Quando existem empresas que formam um cartel, a quantidade produzida e os preços são combinados de maneira que retornem uma grande fatia de lucro para cada uma delas.

4.3 - Qual é a dificuldade de as empresas formarem um cartel?

        A grande dificuldade de ser formar um cartel está relacionado ao fato de todos os participantes precisam combinar o que será feito e todos, sem exceções , devem cumprir esse combinado.

Sendo assim, a confiança deve ser total entre os participantes, a tendência é a de que todos quebrem o acordo, e isso será prejudicial para o grupo.

4.4 - A empresa A propôs a aquisição da Vitral Produtos de Beleza. A fusão entre essas duas empresas teria de ser aprovada pelo CADE. Explique:

Qual a função do CADE?

        Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), ele tem o objetivo  de zelar pela defesa da concorrência, inibindo a concentração de poder de mercado e de práticas restritivas a algumas ou a uma determinada empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (383.4 Kb)   docx (827.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com