TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Moeda

Tese: Economia Moeda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  Tese  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho de Economia

Materia: Economia

Conceito de Economia

Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí “regras da casa (lar).”

Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Assim sendo, esta ciência está intimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes.

Dentro da economia, existem duas principais: a microeconomia e a macroeconomia. A microeconomia estuda os comportamentos dos indivíduos (consumidores e produtores) e o mercado onde interagem. A macroeconomia estuda o resultado dos comportamentos desses indivíduos. A economia é usada em várias organizações humanas, sejam públicas ou privadas, além de domínios como finanças, agricultura, mercado de trabalho...

Conceito de Moeda

No seu sentido mais lato, o termo moeda designa qualquer meio de pagamento ou meio de troca de aceitação generalizada, isto é, um activo que pode ser utilizado na troca para obtenção de produtos ou serviços.

Moeda é o meio pelo qual são efetuadas as transações monetárias. É todo ativo que constitua forma imediata de solver débitos, com aceitabilidade geral e disponibilidade imediata, e que confere ao seu titular um direito de saque sobre o produto social.

É importante perceber que existem diferentes definições de “moeda”, o dinheiro, que constitui as notas (geralmente em papel); a moeda (a peça metálica); a moeda bancária ou escritural, admitidas em circulação; e a moeda no sentido mais amplo, que significa o dinheiro em circulação, a moeda nacional. Em geral, a moeda é emitida e controlada pelo governo do país, que é o único que pode fixar e controlar seu valor

Funções

A moeda é geralmente definida pelas suas funções, as quais podem ser agrupadas em três grandes grupos:

. Meio de troca: esta é sem dúvida a principal função da moeda e representa a capacidade da moeda para ser utilizada como meio de pagamento na aquisição de produtos e serviços. Sem a moeda, a alternativa seria a utilização de outros ativos efectuando a chamada troca directa com todos os inconvenientes que daí adviriam.

. Unidade de conta: a função unidade de conta representa a utilização da moeda para medir o valor das coisas; a utilização da moeda como medida de valor conhecida de todos facilita imenso toda a actividade económica.

. Reserva de valor: esta função da moeda representa a possibilidade da moeda ser utilizada para aforro, isto é, para ser guardada de forma a transferir capacidade de consumo para o futuro; a sua utilização deve-se ao baixo risco que lhe está associado embora apresente o inconveniente da perda de valor em contextos de inflação.

Inflação

Inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Isso é equivalente ao aumento no nível geral dos preços, porém só é considerada inflação quando atinge no geral a elevação dos preços, se somente uma mercadoria, por exemplo, aumentar o preço, não é considerado inflação. De um modo geral a palavra inflação é usada como aumento de preço. Outra distinção também se faz quando se analisam os efeitos internos e externos da inflação, externamente a inflação se traduz mais por uma desvalorização da moeda local frente a outras, e internamente ela se exprime mais no aumento de volume de dinheiro e aumento de preços.

Quando a demanda é menor que a oferta também pode causar a inflação, se falta o produto no mercado a tendência que o mesmo se torne mais caro. A inflação é considerada uma coisa má pelas pessoas que não conhecem a economia mais compra o pão todos os dias.

Ela é considerada má por vários motivos:

. Porque o pão custa cada vez mais.

. Porque o ordenado sobe em medida menor que a inflação.

. Porque as poupanças perdem o valor.

Podem-se observar diferentes tipos de inflação. Dentre elas, destacam-se:

Inflação de Demanda

Ocorre quando os consumidores, por algum motivo, elevam o consumo de mercadorias. Quando isso ocorre, eles terão de disputar entre si as poucas mercadorias disponíveis para a venda. E o empresário normalmente decide vender para aquele que se dispor a pagar mais pela mercadoria escassa. Daí a razão dos preços subirem. Para se combater este tipo de inflação, torna-se necessário aumentar a oferta ou diminuir a demanda. Como dificilmente a oferta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com