TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia ( O Que é Moeda)

Pesquisas Acadêmicas: Economia ( O Que é Moeda). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este trabalho trata sobre o tema Moeda, delimitando-se em definir o que é ,quais as funções, e os tipos de moeda e os motivos para sua demanda.

Com a evolução da sociedade ,certas mercadorias foram aceitas por todos por suas características peculiares ou pelo fato de serem escassas.Em locais diferentes, em diversas épocas outros bens assumiram tal função ;portanto a moeda mercadoria constitui a forma mais primitiva de moeda na economia. Os governantes para exercer o controle sobre os metais em circulação implantou a cunhagem da moeda-dando origem a atual moeda metálica ; e o papel-moeda de hoje teve origem na moeda na moeda-papel.

O objetivo deste consiste em aprofundar o conhecimento sobre o lado monetário da economia,baseando-se em sua estrutura monetária.Vamos a este tema de grande relevância para a Economia.

O QUE É MOEDA?

Podemos encontrar alguns conceitos semelhantes, com pequenas modificações porém com mesmo objetivo; definir o objeto, produto, meio material utilizado para pagar as chamadas trocas de bens, produtos e serviços; moeda. Segundo o professor José Petrelli Gastaldi, em sua obra Elementos de Economia Política, o qual define moeda como:

“Moeda é a representação concreta do dinheiro. Consiste numa terceira mercadoria, convencional e representativa do valor de troca dos bens e mercadorias, destinando-se a decompor a troca em compra e em venda”. (Editora Saraiva,18º edição, pag. 218)

A moeda sofreu algumas transformações ao longo da história; antes da transformação de metais preciosos, como objeto, material, ou seja; moeda metálica; a forma de pagamento era feita através de troca de mercadorias.assim outros produtos também eram utilizados; podemos denominar de moeda mercadoria. Em um passado mais recente surgiu o papel moeda, através da necessidade de segurança para grandes quantidades de ouro, então os proprietários deste metal necessitaram de lugares especializados para este tipo de deposito, surgindo assim certificados especificando o metal depositado e a sua quantidade. Assim foi crescendo a livre circulação e sua aceitação, os proprietários destes locais ou casas percebendo que seria um negócio lucrativo passaram então a emitir chamados moeda-papel.

Com o passar dos anos o Estado passou a controlar a emissão de papel-moeda, com isso percebeu que a produção do ouro era limitada, e isto impedia o desenvolvimento das economias nacionais e do comércio internacional, os Estados passaram a definir a emissão de moeda de forma livre, porém de acordo com suas normas, a moeda passará a ser aceita por força de lei, a chamada moeda de curso forçado ou moeda fiduciária.

QUAIS AS FUNÇÕES E TIPOS DE MOEDA?

Funções da moeda:

• Meio de troca ou instrumento: A moeda é o instrumento de aceitação geral, utilizado na compra e venda de bens e serviços, ou seja, um meio de troca indireta em vez de troca direta; servindo para solver débitos e é um meio de pagamento geral, sendo aceito obrigatoriamente num país.

• Unidade monetária ou denominador comum monetário: é o que permite exprimir numericamente os valores dos bens e serviços, ou seja, serve como unidade, um padrão. Permitindo-se contabilizar os ativos e os passivos, os haveres e as dívidas.

• Reserva de valor: A moeda pode ser utilizada como uma acumulação de poder aquisitivo, a usar no futuro. Porém para que esta função seja eficaz é necessário que haja um estabilidade da moeda diante dos pre-ços dos bens e serviços. o ouro, as ações, as obras de arte e mesmo os imóveis também são reservas de valor.

Tipos de moeda:

• Moeda metálicas: Constituem pequena parcela da oferta monetária e visam facilitar as operações de pequeno valor, como também a unidade monetária fracionada, popularmente conhecida como “troco”.

• Papel-moeda: É a parcela significativa da quantidade de dinheiro em poder da população; é um título autônomo, constituindo a expressão de um direito certo e determinado de pagamento.

• Moeda escritural ou bancária: É representada pelos depósitos à vista, depósitos em conta corrente nos bancos comerciais, ou seja; é a moeda contábil, escriturada nos bancos comerciais.

Pode-se citar um outro tipo de moeda, Lastro; o qual é o ativo ou mercadoria que respalda o valor da moeda, isto é, no qual a moeda papel pode ser convertida, como por exemplo Lastro-ouro, e reservas internacionais. Salienta-se que as moedas metálicas e papel-moeda são emitidas pelo Banco Central, ficam em poder do público, cidadão e empresas; são também chamadas de moeda manual.

OS MOTIVOS PARA DEMANDAR MOEDA?

A demanda pela coletividade corresponde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com