TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia O Brasil

Resenha: Economia O Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Resenha  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

A economia atual nunca esteve tão interligada, oscilações financeiras ocorridas no Japão, podem refletir diretamente em outros países no globo, tudo isso devido à globalização que praticamente eliminou fronteiras comerciais entre os países, permitindo assim que determinado país adquira produtos com menor custo em outras regiões do globo com base nas suas vantagens comparativas, no exemplo citado o Japão tem grande capacidade tecnológica que permite a exportação de eletrônicos a um custo mais baixo caso fosse produzido, por exemplo, no Brasil.

O Brasil é visto por muitos como um país muito resistente as crises financeiras que assolaram o mundo nos últimos anos, como por exemplo, a crise imobiliária que assolou os Estados Unidos em 2008 foi sentida de maneira pouco impactante no Brasil, as políticas de incentivo ao consumo interno fizeram com que o país crescesse mesmo durante a crise.

O país possui um mercado consolidado tanto para importações como para exportações, os investimentos estrangeiros também merecem destaque, com o selo de “grau de investimento seguro” cada vez mais empresas investem no Brasil, em sua grande maioria com lucros e retornos garantidos, isso facilita a aquisição de produtos importados mais baratos como, por exemplo, eletrônicos e roupas, bem como viagens para o exterior, mas a longo prazo pode diminuir a competição entre empresas nacionais e consequente diminuição dos postos de trabalho.

A solidez da economia atual no território brasileiro está relacionada diretamente a rígidas políticas financeiras para controle de inflação, manutenção do desemprego, câmbio flutuante, entre outros.

Vale ressaltar a importância das políticas sociais e adequação do salário mínimo com base na inflação dos anos anteriores como ferramenta de diminuição da miséria do país, que ainda apresenta uma distribuição muito desigual. O aumento da renda per capita do brasileiro vai depender de uma política que invista em setores que combatam a desigualdade econômica: educação e saúde. Com a aplicação correta das riquezas provenientes do PIB o Brasil tende a ser tornar uma potência econômica e de qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com