TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Sobre o Sistema de Intermediação Financeira

Por:   •  25/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 6

 Economia II

1. (2 pontos) Sobre o Sistema de Intermediação Financeira, responda:

a) Diferencie o setor real do setor financeiro;

Resposta:

O setor financeiro se diferencia-se do setor real em vários aspectos:

É no setor real que é realizado as operações de geração de bens (produtos tangíveis) e de serviços não financeiros (produtos intangíveis, como comunicações, transporte, comércio, educação, etc).

Já no setor financeiro realiza-se as operações relacionadas a custódia, à intermediação, à compensação e à liquidação de ativos considerados ''não reais'', como a moeda, os títulos de crédito, as ações que representam quotas-partes de empresas e outros papéis negociáveis com segmentos específicos de mercado.

b) Enumere e explique as funções das instituições típicas do subsistema normativo dos sistemas financeiros nacional?

Resposta: O subsistema normativo é composto por instituições que estabelecem diretrizes de atuação das instituições que compõem o SFN, as três instituições principais são:

Conselho Monetário Nacional (CMN) - Determinar regras para as instituições financeiras que estão submetidas a ele, estão interligadas aos bancos, bolsa de valores e outras instituições financeiras através da subordinação da BACEN E CVM que são as instituições supervisoras que fiscalizam os bancos e instituições financeiras, a CMN tem a função então de criar as regras para essas instituições.

Banco Central do Brasil (BACEN) - Órgão executivo e fiscalizados responsável por colocar em prática a política monetária do governo.

Comissão de Valores Mobiliários (CVM) - Atua no controle e desenvolvimento do mercado de valores mobiliários.

Ele também possui algumas instituições que são classificadas como especiais, dadas as funções que exercem: o Banco do Brasil (BB), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Caixa Econômica Federal (CEF)

c) Explique a razão conceitual do subsistema de intermediação ser dividido em instituições bancárias e não-bancárias.

Resposta:

O subsistema de intermediação, também denominado operativo, é composto por instituições financeiras classificadas em bancárias e não bancárias (a diferença entre as duas é que a primeira tem a permissão para criar moeda), instituições auxiliares do mercado e instituições definidas como não financeiras, porém integrantes do mercado financeiro a função dessas entidades é fazer a intermediação entre os superavitários (os que têm dinheiro para emprestar) e os deficitários (os que precisam de dinheiro emprestado).

As Instituições Financeiras Bancárias englobam os Bancos Comerciais (varejo e de negócios), Bancos Múltiplos e Caixas Econômicas. Essas instituições têm como principal característica a permissão para criar moeda por meio de depósitos à vista captados no mercado. Os Bancos Comerciais são constituídos sob a forma de sociedade anônima (SA) e possuem como principais funções a execução de operações de crédito de curto prazo por meio de descontos de títulos, crédito pessoal e rural e a caução de títulos comerciais e cheques especiais, de maneira a garantir capital de giro às empresas e estimular o consumo. Além disso, os recursos desses bancos provêm de depósitos à vista e a prazo, operações de redesconto, operações de câmbio e assistência financeira.

Já as Instituições Financeiras Não Bancárias não podem emitir moeda, entretanto, essas entidades lidam com operações de grande escala e maior complexidade. Os Bancos de Investimento, por exemplo, agem como financiadores de grandes empresas de forma a garantir capital de giro e capital fixo para um bom funcionamento de suas atividades, as quais, muitas vezes, afetam diretamente a economia e consumo do país. Em geral, esses bancos utilizam não só suas reservas próprias, mas principalmente o capital de terceiros proveniente da emissão de certificados de depósitos bancários (CDB), venda de cotas de fundos de investimento, empréstimos contratados no exterior.

2. (1 ponto) A retenção de sados monetários pelo público (ou a procura pela moeda) atende a três motivos: transação, precaução e especulação. Explique cada um deles e indique de que variáveis dependem.

Resposta:

Motivo Transação: quanto maior o número de transações comerciais e intensas a economia, maior a necessidade de reter moeda, inclui-se sob este motivo a moeda retida pelas empresas para garantir os pagamentos que se efetuam no intervalo entre as compras de insumos e remunerações de fatores e as entradas de caixa resultantes da realização de vendas;

Motivo Precaução: quanto maior a insegurança das pessoas ou da comunidade, maior a necessidade de reter dinheiro. Essa necessidade pode aumentar ou diminuir, dependendo de certos hábitos existentes na comunidade, quando o agente retém alguma quantidade de moeda afim de se prevenir de algum gasto inesperado, como por exemplo uma multa, um gasto com medicamentos de uma doença inesperada

Motivo Especulação: quando cresce a expectativa de aumento de lucro com a especulação financeira, reserva-se parte do dinheiro líquido para esses lances especulativos. A incerteza quanto às variações futuras na taxa de juros é o fator determinante que explica a demanda especulativa por moeda e, justifica a conservação de recursos líquidos.

3. (2 pontos) Diferencie, explicando-as separadamente, as inflações de procura e das inflações de custo.

Resposta:

Inflação de procura - Está relacionada à procura por produtos e serviços: quando há mais procura do que a quantidade ofertada pelo mercado. Seguindo a lei da oferta e demanda, quando a demanda está em um nível muito acima do que a oferta, é normal que ocorra um aumento de preços.

Inflação de custos - Consiste na ocasião em que ocorre um aumento dos custos de produção, como: matéria-prima; mão-de-obra — encargos trabalhistas, salários; tributos; fontes de energia; taxas de juros. Isso acaba reduzindo o incentivo para a produção, reduzindo a oferta no que se diz respeito à procura.

A diferença de um para outro é que um trata-se da procura por produtos e serviços e o outro trata-se da oferta do produto que diminuirá devido o custo para produzir o produto.

4. (1 ponto) Diferencie os conceitos: inflação, desinflação, deflação e reflação.

Resposta:

A Inflação é causada muitas das vezes pelo aumento do nível de atividade da economia, as pessoas começam a comprar mais (demanda aumenta) e as empresas têm que produzir mais (aumento da oferta), causando então a elevação dos preços.

Desinflação é redução das pressões inflacionárias, a fim de manter o valor real da unidade monetária em relação a um valor padrão. Ou seja, quando acontece uma subida dos preços menor que a esperada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com