TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Monetária E Financeira

Dissertações: Economia Monetária E Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 4

Capítulo 1, Questão 4 - Suponha que num dado momento o Banco Central decide realizar uma operação de open-market através da qual adquire títulos aos bancos no montante de 200 milhões de euros. Quais as consequências sobre a base monetária e sobre a capacidade dos bancos concederem crédito.

As operações de open-market são, actualmente, a principal forma de os bancos se financiarem junto do Banco Central Europeu. Estas operações consistem em técnicas de intervenção do Banco Central nos mercados monetários, através da compra e venda de títulos (são activos de renda fixa, que se constituem numa boa opção de investimento para a sociedade, possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública, bem como para financiar actividades do Governo Central), isto é, o Banco Central Europeu compra títulos às Outras Instituições Financeiras Monetárias (O.I.F.M.), dando origem ao chamado Mercado de Operações de Intervenção. Deste modo, o Banco Central consegue: regular a oferta de moeda numa economia, e por conseguinte, influenciar as taxas de juro praticadas pelos restantes bancos, bem como creditar a conta de depósitos à ordem que as Outras Instituições Financeiras Monetárias possuem junto deste.

Tendo por base o exemplo da pergunta supra mencionada, tem-se que:

a) Na perspectiva do Banco Central, a carteira de títulos aumenta, num valor de 200 milhões de euros, e as reservas de depósitos no Banco Central também aumenta.

b) Na perspectiva das Outras Instituições Financeiras Monetárias, à uma diminuição da carteira de títulos, pois foram adquiridos pelo Banco Central, e por contrapartida do aumento de Reservas de Depósitos no Banco Central.

Em suma, esta operação provoca o surgimento de reservas bancárias adicionais nas contas que as Outras Instituições Financeiras Monetárias possuem no Banco Central. O aumento das reservas, traduz-se num aumento da Base Monetária pois:

BM = CM + RES (incluí reservas detidas pelos bancos),

Logo se RES (200 milhões de euros) a BM

No entanto podem ocorrer duas tendências: quando o Banco Central tem o objectivo de expandir a Base Monetária, entra no mercado e compra títulos, chama-se a isso política monetária expansionista, que consiste em um determinado montante de massa monetária, em poder do Banco Central, ser colocado em circulação. Este ciclo pressupõe a possibilidade de maior consumo e investimento, gerando um efeito positivo para o crescimento económico. Por outro lado, havendo necessidade de contrair a Base Monetária, o Banco Central vende títulos, a que se chama política monetária contraccionista, ao vender títulos o Banco Central retira dinheiro do mercado, ou seja, a população fica com menos Massa Monetária, e o nível de actividade económica diminui, dificultando a concessão de crédito.

Capítulo 2, Questão 4 - Porque razão pode haver vantagens para uma família em entregar poupanças a fundo de investimento em vez de comprar directamente títulos na bolsa?

Os fundos de investimento constituem um financiamento indirecto não monetário. Um fundo de investimento caracteriza-se por ser um conjunto formado por obrigações ou acções adquiridas por uma Sociedade Gestora de Fundos de Investimento.

As vantagens de uma família entregar poupanças a fundo de investimento em vez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com