TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia brasileira

Tese: Economia brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Tese  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Economia brasileira encolhe 0,6%no 2º trimestre de 2014

A pesquisa revela que a economia do brasil encolheu 0,6% no segundo trimestre deste ano, na comparação com os três meses anteriores, O dado do primeiro trimestre de 2014 – que, ao ser divulgado, em maio deste ano, indicava expansão de 0,2% – foi revisado para queda de 0,2%. Com a sequência de dois trimestres seguidos de resultado negativo.

Em valores correntes (em reais), o Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre deste ano chegou a R$ 1,27 trilhão. Ele é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, e serve para medir a evolução da economia. Esse cálculo pode ser feito tanto do lado da produção (riquezas) quanto dos gastos (demanda) – os dois valores são iguais.

Os principais impactos no PIB entre abril e junho vieram do recuo nos investimentos (5,3%) e na indústria (1,5%). Na comparação com igual período do ano passado, a queda do PIB foi de 0,9%. No acumulado em quatro trimestres encerrados no 2º trimestre de 2014, a atividade doméstica ainda registra alta, mas de apenas 1,4%.

Menos investimentos

Os investimentos sofreram forte queda de 5,3% em relação ao trimestre anterior (1º trimestre de 2014), puxando o resultado negativo do PIB. Na comparação com igual período do ano passado a baixa chega a 11,2%, O menor resultado antes desse foi no primeiro trimestre de 2009, quando (os investimentos) caíram 11,8%." Essa queda também é influenciada com construção civil e produção de máquinas e equipamentos.

Gastos do governo

Os gastos do governo recuaram 0,7% em relação ao trimestre anterior. "O consumo do governo [nesse trimestre] foi o menor desde o terceiro trimestre de 2012, quando teve queda de 0,8%”

Consumo das famílias

O consumo das famílias cresceu a uma taxa de 0,3%, e, em relação ao 2º trimestre do ano anterior, a expansão foi de 1,2%.

Serviços

O setor de serviços teve queda de 0,5%. "Foi a menor taxa desde o quatro trimestre de 2008, que foi 2,8%"

Para 2014, a previsão de economistas do mercado financeiro é de alta 0,7%, segundo o boletim mais recente divulgado pelo Banco Central. A expectativa do governo para o PIB deste ano é um pouco mais otimista: crescimento de 1,8%, segundo a divulgação mais recente, feita em julho. Ela foi revista em relação à inicial, de que a alta neste ano seria semelhante à de 2013, que foi de 2,5%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com