TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia de mercado junto ao lago

Tese: Economia de mercado junto ao lago. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Tese  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

1-Por que os problemas econômicos fundamentais (o que, como, quanto e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos produtivos?

Porque caso não houvesse escassez de recursos não teriarazão para pensar em que, quanto, como e para quem produzir já que todas as pessoas do planeta teriam acesso a todos os recursos disponíveis dado que os recursos seriam ilimitados e por isso todos osprodutos poderiam ser produzidos em unidades ilimitadas.

Um detalhe importante é que se não há escassez de recursos os produtos não teriam valor monetário algum pois a curva de oferta seria ilimitada epor isso a demanda cruzaria com ela quando o preço fosse zero.

2-Quais as principais diferenças em uma economia de mercado e em uma economia centralizada?

Chamamos Economia de Mercado a lago que, emdiferentes interpretações teóricas, tem sido designado por capitalismo. Ou seja, é caracterizado pelo funcionamento de um sistema econômico, baseado na propriedade privada dos meios de produção, nalivre concorrência, na liberdade de exercício de uma atividade econômica e no equilíbrio dos mercados através das leis da oferta e da demanda ( procura).

Por uma Economia Centralizada ou de DireçãoCentral, entende-se a denominação dada às economias comunistas, por oposição à descentralização que caracteriza as economias capitalistas ou de mercado. Distingue-se pela propriedade estatal dos meiosde produção e pela planificação centralizada da economia nacional.

O Estado,por meio de órgãos especializados, administra a produção em geral, determinando seus meios, objetivos e prazos deconcretização; organiza os processos e métodos de emprego dos fatores de produção; controla de forma rígida os custos e preços dos produtos; controla ainda os mecanismos da distribuição e dimensiona o consumo.Isto tudo através de um Planejamento muito rigoroso, com objetivos muito bem definidos que eram, periodicamente avaliados. Com a queda dos países de leste, praticamente desapareceram as economias...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com