TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia e introdução no cenário da globalização

Projeto de pesquisa: Economia e introdução no cenário da globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.886 Palavras (16 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 16

1. INTRODUÇÃO

Nos últimas décadas acompanhamos à abertura da nossa economia e inserção no cenário da globalização. Como consequência dessa abertura, as empresas passaram a viver com uma nova realidade que afetou os seus negócios. A internacionalização da economia tem levado cada vez mais empresas nacionais a buscarem parceiros nos quatro cantos do planeta. O conhecimento das condições e das oportunidades de negócios pode ser determinante para a sobrevivência nesse cenário já consolidado. A capacidade das organizações de sobreviver e crescer dependerá, fundamentalmente, da sua habilidade em compreender e dominar esse novo ambiente por meio de uma boa gestão contábil e uma eficiente estratégia de negócios.

O Brasil tem um potencial enorme para o desenvolvimento dos negócios, porem tem muitas Leis e um emaranhado burocrático que dificultam a vida dos empresários e das empresas. A boa noticia é que o governo mesmo com a inflação elevada, tem credibilidade o que passa a dar mais confiança aos investidores, e mesmo com a taxa de juros alta, conseguiu dar um equilíbrio maior ao mercado.

Sendo assim, o presente trabalho discorre sobre o ambiente de negócios no Brasil, abordando tópicos relacionados as mudanças políticas e econômicas, e suas influências, medida macro e microambiente, carga tributária no Brasil e causa mortis de empresas nacionais.

Ao final de realização do mesmo, o aprendizado foi eficaz, os objetivos traçados pela realização do mesmo foram alcançados.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Ambientes dos Negócios no Brasil, mudanças políticas e econômicas, edições de leis, decretos medidas e suas influencias no mundo dos negócios e no universo contábil

A contabilidade desenvolveu-se à medida que o homem foi necessitando de novas técnicas para a administração de seu patrimônio. Nas civilizações da Antigüidade, onde surgiram os primeiros movimentos comerciais, foram utilizados sistemas contábeis e de auditoria no âmbito da administração pública.

O reconhecimento do mercado implica também em preparo dos contabilistas no atendimento de seus clientes. O contato pessoal e a confiança, acrescidos de uma visão estratégica do negócio, são apontados pelos empresários como requisitos para a relação de parceria.

A função econômica da contabilidade é apurar o resultado.

A Economia é uma ciência que surge a partir de uma questão aparentemente muito simples: a alocação de recursos escassos. Por recursos, entende-se não apenas dinheiro e recursos financeiros, mas também disponibilidade de matéria-prima, trabalhadores, terrenos etc. E, como bem se sabe, os recursos são limitados.

Economia é a ciência que tem por finalidade achar meios de melhorar a utilização de recursos entre fins alternativos, objetivando satisfazer as necessidades dos indivíduos são ilimitadas enquanto o meio ambiente tem recursos limitados a oferecer. Sendo que estes recursos precisam ser utilizados da melhor maneira possível.

A economia estuda as ações econômicas dos homens a partir do momento que este procurou obter os bens e serviços necessários para viver. Desde então a obtenção do lucro. E com a globalização, novos produtos são criados saciando assim alguma necessidade humana, bem como a criação de prestação de serviços, que irão satisfazer determinadas necessidades.

A economia então passa a ser conhecida como uma ciência que busca descobrir a leis gerais e particulares que regem a atividade econômica, em comum acordo com a natureza dos fatores vigentes.

A economia também é empregada para designar o ramo do conhecimento humano que procura estabelecer leis que regem a produção, a distribuição, o consumo e a circulação de bens e serviços produzidos numa sociedade.

A variável econômica está sempre presente nessa interação, pois a implantação de novas leis, as demandas diferenciadas, a pressão de consumidores, a consciência dos empresários vem constituindo fatores que forçam uma nova postura e novas regras de conduta no tocante as atividades econômica, principalmente a da retirada dos recursos naturais.

A melhoria do ambiente de negócios permite o surgimento de novas empresas e empregos; facilita o fechamento de indústrias com fraco desempenho esse fechamento faz crescer a produtividade da economia; quem está no setor informal é estimulado a transitar para o formal, no qual os direitos são respeitados, há proteção social e acesso ao crédito. Traduzida no fundo pelo império da lei, a melhoria do ambiente de negócios ajuda a combater a pobreza.

O ambiente de negócios está entrelaçado com os fatores legais, políticos, culturais, educacionais e sociais que podem estimular ou dificultar o funcionamento, o crescimento e a implantação de novos negócios num determinado país.

A busca pela redução da burocracia no Brasil remete aos anos 1960, quando foi instituído o Decreto Lei 200, primeiro grande avanço no processo de desburocratização da administração pública brasileira, que permitiu a descentralização administrativa. Em 1979, o tema foi novamente discutido com a criação do Ministério da Desburocratização, extinto alguns anos depois. O Brasil, então, só voltou a avançar efetivamente na agenda de desburocratização, a partir da Reforma Gerencial, iniciada em 1995, com a criação do MARE – Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, posteriormente incorporado ao Ministério de Planejamento e Gestão. Após um período de poucos avanços práticos, na última década foram adotadas diversas medidas para facilitar a vida dos cidadãos e melhorar o ambiente de negócios.

Nos últimos anos, o Brasil avançou na criação de mecanismos que contribuem para a redução da burocracia, alinhados com boas práticas internacionais. A Carta de Serviços ao Cidadão é um importante instrumento para aumento da transparência que, junto com iniciativas de informatização e integração de processos, constituem o tripé necessário para reduzir a burocracia e melhorar o ambiente de negócios.

As leis e as decisões judiciais, juntamente com os instrumentos que obrigam todos os cidadãos a cumpri-los (polícia, judiciário, fiscalização sanitária, Receita Federal, agências reguladoras, etc.), fornecem um conjunto de incentivos aos cidadãos e empresas, que têm reflexos sobre a eficiência das transações econômicas. Uma legislação que estabeleça impostos muito elevados, por exemplo, representa um incentivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com