TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia problemas

Ensaio: Economia problemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Ensaio  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 8

Questões:

1. Defina cada uma das funções econômicas do setor público.

Função alocativa é a política de estabelecer o rol e a quantidade de bens públicos a ser oferecida à população.

Bens públicos são aqueles que podem ser usufruídos por todas as pessoas, independente do pagamento de qualquer preço. Ex.: vias públicas (aquelas sem pedágios, é claro), praias, iluminação pública, etc. O bem para ser considerado público não precisa ser fornecido necessariamente pelo Estado, mas tem que ter as características de não-rivalidade e não-exclusão do consumo. Empresas privadas podem fornecer bens públicos; o importante é que o Estado financie esse fornecimento na íntegra, de modo que o consumo do bem não esteja condicionado a nenhuma prestação pecuniária por parte do consumidor.

Existem também os chamados bens meritórios ou semi-públicos, que apesar de ser passível de exclusão pelo mecanismo de mercado e de rivalidade, são imprescindíveis para a mínima condição de vida do cidadão, que por merecimento, devem ser atendidos, seja pelo Estado ou pelo mercado, como o acesso a saúde e educação, por meio da oferta de hospitais e escolas públicas.

Bens Privados são todos aqueles que, sendo ofertados pelo setor privado sem financiamento ou com financiamento apenas parcial por parte do Estado, ou mesmo sendo ofertados pelo Estado, exigem o pagamento de um preço pelo consumidor.

Função distributiva se refere à tão discutida distribuição de renda. Em outras palavras, é a política de distribuição do Produto Interno Bruto. As transferências ocorrem através da aplicação, por um lado, de impostos maiores sobre as camadas de maior renda e, por outro lado, de serviços públicos e subsídios às camadas mais pobres da população. Na análise das transferências e subsídios poder-se-ia tratá-los como impostos indiretos negativos. Exemplo disso são os fundos constitucionais de transferências.

Função estabilizadora tem por objetivos otimizar o nível de emprego, buscar a estabilidade de preços e promover o crescimento econômico (e, conseqüentemente, a renda per capita). Os instrumentos típicos para execução da função estabilizadora são classificados em fiscais e monetários:

Instrumentos fiscais (política fiscal): compras e vendas governamentais, política tributária.

Instrumentos monetários (política monetária): controle da oferta de papel-moeda, depósitos compulsórios do setor financeiro, taxa de juros.

Função reguladora- Regular a atividade econômica mediante leis e disposições administrativas (estabelecimento de controle de preços, regulação dos mercados, proteção dos consumidores, e outros). Essa função vem se tornando mais importante a partir das privatizações exercidas nos anos 1990, fazendo com que o Estado passa-se de produtor para regulador do mercado.

2. Comente cada um dos princípios que norteiam a teoria da tributação.

Princípio da Neutralidade : o sistema tributário deve ser estruturado de forma a intervir o minimamente possível na alocação dos recursos da economia, para que não cause ineficiência no funcionamento do sistema econômico, não deve alterar os preços relativos de bens e serviços. Este principio está baseado na teoria de que, no livre-mercado, o ponto de equilíbrio é aquele que gera o máximo bem-estar social dada uma quantidade limitada de recursos disponíveis. Qualquer interferência tributária que desloque o ponto de equilíbrio econômico, irá forçosamente, diminuir esse bem-estar social.

Princípio da Equidade: a distribuição do ônus deve ser equitativa, ou seja, cada um deve pagar uma contribuição considerada justa. Mas, como definir qual é a parcela justa? Para responder esta questão, existem duas abordagens principais na teoria do setor público: a do Princípio do Benefício (cada indivíduo deveria contribuir com uma quantia proporcional aos benefícios gerados pelo consumo dos bens públicos) e a da Capacidade de Pagamento.

O Princípio do Benefício: Este princípio cada contribuinte deve ser onerado de acordo com o benefício que recebe do Estado. Ou seja, quem usufrui do Estado deve financiá-lo na mesma proporção. A dificuldade em se identificar o real volume de benefícios obtidos por cada contribuinte ou grupo dificulta a plena aplicação desse princípio.

O Princípio da Capacidade de Contribuição: Cada contribuinte deve ser onerado de acordo com sua capacidade econômica. A definição do que seria essa capacidade econômica segue duas vertentes: uma elege a renda como indicador mais realista da capacidade contributiva do indivíduo; outra diz que a cota de sacrifício individual para suportar o ônus tributário retrata mais fielmente sua capacidade de contribuição. Baseando-se na renda, é a simples projeção do princípio da equidade tomando-se como critério de comparação a situação econômica do indivíduo. Por outro lado baseando-se no sacrifício, é mais complexa. Baseia-se na teoria da utilidade, segundo o qual, à medida que a renda aumenta, a utilidade de cada novo bem ou serviço consumido pelo indivíduo diminui.

Qual a diferença entre impostos diretos e indiretos?

Impostos diretos: Sãos impostos que seu pagamentos são realizados diretamente pelo contribuinte, ou seja quem faz o pagamento é a mesma pessoa que suporta o seu ônus, exemplo Imposto de Renda, IPTU, IPVA

Impostos indiretos: São aqueles em que o valor do tributo está incluído no valor da mercadoria ou serviço adquirido pelo consumidor final, sendo o comerciante, industriário ou prestador de serviço apenas repassador destes valores aos cofres públicos, exemplo PIS, COFINS, ICMS.

4. O que caracteriza uma estrutura tributária progressiva, regressiva ou neutra?

ESTRUTURA TRIBUTÁRIA PROGRESSIVA quando o aumento na contribuição é proporcionalmente maior que o aumento ocorrido na renda. A estrutura baseada nesse imposto onera proporcionalmente mais os segmentos sociais de maior poder aquisitivo

ESTRUTURA TRIBUTÁRIA REGRESSIVA E NEUTRA ocorre quando o aumento na contribuição é proporcionalmente igual ao ocorrido na renda. Não há ainda no Brasil exemplos desse tipo de imposto, onde a relação entre carga tributária e renda permanece constante, com o nível de renda, onerando igualmente todos os segmentos sociais.

5. Qual a diferença entre déficit e dívida pública?

Os termos dívida e déficit costumam ser usados como se fossem intercambiáveis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com