TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economica na decada de 1940 a 1950

Por:   •  1/5/2016  •  Dissertação  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 4

OS DOIS MÉTODOS E O NÚCLEO DURO

DA TEORIA ECONÔMICA

        O principal problema enfrentado pela economia e por outras ciências sociais é a escolha de um método ou abordagem ideal de investigação. Os economistas clássicos, como Smith, Malthus e Marx utilizavam o método histórico-dedutivo. Já Stuart Mill utilizou o método hipotético-dedutivo, que foi adotado pela escola neoclássica.

OS MÉTODOS

HIPOTÉTICO-DEDUTIVO E HISTÓRICO-DEDUTIVO

                Na econômica existem dois tipos de métodos, o hipotético que permite hipóteses precisas e quantificáveis, e que muitos acham ser o único método totalmente cientifico, pois complementado com alguns outros pressupostos possibilita uma teoria precisa e matemática. E existem também o histórico, que não se baseia apenas em simples pressupostos, mas sim da observação de uma realidade complexa e em mudança. Os dois métodos são dedutivos, porem, enquanto o primeiro parte de um pressuposto, o segundo parte de sequencias observadas de fatos.

O OBJETO DA ECONOMIA: OS SISTEMAS ECONÔMICOS

        O principal objetivo da economia são os sistemas econômicos, suas propriedades de estabilização, crescimento e distribuição. Os economistas buscam entender e explicar esses sistemas, prevendo seu desenvolvimento. Os estudos sobre o pensamento econômico demonstram que as principais escolas econômicas buscam chegar ao entendimento sobre os sistemas econômicos. Para tanto, o método mais adequado é o histórico-dedutivo, tendo como objetivo uma visão geral do sistema econômico, formulando modelos históricos que relacionam regularidades e tendências com o objetivo de formar uma teoria.

O MÉTODO HISTÓRICO-DEDUTIVO

E A ABORDAGEM DO FATO HISTÓRICO NOVO

        Para que se possa estudar os sistemas econômicos é necessário observar os fatos econômicos, principalmente os novos, unindo-os a outros fatos sociais e políticos, e desenvolvendo novas hipóteses explicativas e de previsão, elaborando modelos simples e aplicados a realidade, buscando também comprovação cientifica. Para isso, deve-se fazer uso do método histórico-dedutivo, que permite uma observação da realidade econômica histórica, e ao mesmo tempo relacionando a outros eventos científicos, permitindo encontrar regularidades ou tendências. É necessário o uso deste método, visto que os fatos econômicos ocorrem em um tempo histórico, estando sempre em mudança, portanto as generalizações que precisam ser feitas para desenvolver uma teoria deverão ser limitadas e provisórias.

O MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO

        No método hipotético-dedutivo os agentes econômicos maximizam sua utilidade, combinando com preferências estáveis, retornos decrescentes, informações perfeitas, entre outros, deduzindo lógica e matematicamente todo o seu modelo. Neste tipo de método, a ideia é que bastando ter as condições iniciais definidas é possível saber quais serão as consequências. Os economistas neoclássicos fizeram uso deste método para deduzir o modelo microeconômico, alem de aplicá-lo ao crescimento econômico com o modelo de Solow, o que resultou no modelo macroeconômico neoclássico. Com isso, os neoclássicos ofereceram uma teoria econômica completa, ou abrangente, mas com pouca aplicação. Um exemplo é o modelo do equilíbrio geral que ajuda a entender como um sistema de mercado aloca recursos, porém o mesmo é tão abstrato que carece capacidade de previsão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com