TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empregos verdes

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

Empregos verdes

Preparando-se para um mercado sustentável

Existem muitos empregos verdes no Brasil, mas a falta de conhecimento sobre eles ainda ocasiona muitas duvidas. O emprego verde nada mais é do que um posto de trabalho considerado descente pela OIT, no qual, ocasiona um impacto positivo para a redução de emissões de carbono onde visa melhoras significativas da qualidade ambiental.

Nós podemos encontrar o emprego verde em vários setores econômicos, mas, os que disponibilizam mais vagas no Brasil são as áreas de transporte coletivo, telecomunicações e teleatendimentos e energias renováveis.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), no ano de 2009, teve a iniciativa de criar uma economia favorável ao meio ambiente e um trabalho descente para todos, assim trazendo para o Brasil os empregos verdes. “Os dados mais recentes da OIT, referentes a 2010, constam que atualmente há 2,9 milhões de trabalhadores ocupando “empregos verdes” no país, 6,6% do mercado formal” (segundo consta no site da rede Globo, g1.globo.com).

Nós podemos encontrar um emprego verde até mesmo no nosso dia-a-dia, por exemplo, o motorista de transporte coletivo, contribui com o meio ambiente ao fazer com que menos pessoas saem com os carros, assim reduzindo a emissão de carbono. Outro exemplo é o serviço de teleatendimento e telecomunicações, onde presta atendimento a clientes via telefone, internet e até mensagens evitando assim, que o cliente se desloque até determinado serviço gastando combustível. Até mesmo o mecânico de automóveis, contribui de certa forma, pois ao consertar certas peças do automóvel acaba aumentando a vida útil do mesmo, assim evitando a troca por um novo.

Nos dias atuais a degradação ambiental está preocupando a todos os cidadãos, inclusive a construção civil pode ser considerado um emprego verde, pois estão construindo prédios e casas onde, consumem menos energias e menos água. Algumas dessas construções ainda geram energia renováveis como, por exemplo, a energia solar, não é difícil de encontrar casas com esse tipo de energia, além de economizar acaba ajudando ao meio ambiente, então podemos considerar os arquitetos e engenheiros civis um emprego verde, é claro, aqueles que utilizam esses recursos de economia e preservação ambiental.

Então, os empregos verdes são o futuro de uma economia sustentável, assim podendo fazer com que os países e suas regiões cresçam através de mais empregos e menos consumo de carbono, ou seja, quanto mais emprego menor é a pobreza e maior é a recuperação econômica do país. Contudo, são poucos que têm conhecimento sobre os empregos verdes, são pouco menos de 8% de empregos verdes no Brasil, cabe ao empreendedor junto ao governo promover metas para o crescimento dos empregos verdes, assim tornando um país em desenvolvimento econômico e sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com