TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O contexto das empresas: o meio ambiente, tecnologia e estratégia

Seminário: O contexto das empresas: o meio ambiente, tecnologia e estratégia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Seminário  •  1.679 Palavras (7 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 5

Aula-tema: O contexto das empresas: ambiente, tecnologia e estratégia.

Esta atividade é importante para que você compreenda como os principais elementos ambientais interferem nas definições estratégicas das empresas e como são estabelecidas as bases das políticas estratégicas.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

1. Organize-se em grupo para pesquisar antecipadamente em outros livros disponíveis na biblioteca, o que facilitará a formação da base conceitual para o que será apresentado pelo professor nas aulas 15, 16 e 17, sobre o que propõe o Contexto das empresas, apresentado pelo conteúdo dos capítulos 4, 5 e 6 do PLT, que tratam de:

a) Ambiente

b) Tecnologia

c) Estratégia

d) Administração Por Objetivos - APO

1.1. Durante as pesquisa, dedique atenção especial sobre APO para facilitar a descoberta de como as empresas direcionam sua gestão nas propostas mais atuais das Teorias da Administração.

Passo 2 (Equipe)

2. Monte um quadro comparativo nas Considerações Finais, conforme modelo a seguir, demonstrando o que é utilizado até hoje em dia das principais Teorias da Administração, indicando na última linha uma das novas propostas de Teorias da Administração encontradas durante a pesquisa.

Teoria

Principais

estudiosos

Principais

idéias Como o homem

(trabalhador) era

considerado Exemplo de

utilização nos dias

atuais

Administração

Científica Taylor, Gantt, Gilbreth, Emerson, Ford. Ênfase nas tarefas, para acelerar o processo de produção.

Eliminar os desperdícios e aumentar os níveis de produtividade.

Homem é considerado como uma maquina, onde sua remuneração que recebe é conforme sua produção, não tem tempo livre, eliminação de vadiagem. A administração cientifica sempre vai existir principalmente na indústria, porém hoje se da mais ênfase as maquinas, no processo de produção.

Teoria Clássica Fayol Para alcançar eficiência é necessário uma estrutura organizacional (divisão do trabalho e especialização)

Prever.

Organizar.

Comandar.

Coordenar.

Controlar

O funcionário era tratado de uma forma “mecânica”, o Homem tinha seus deveres e recebia ordem apenas do seu superior (evitando assim divergência de informações), a remuneração era o suficiente para satisfazer os funcionários, também era evitado a rotatividade dos funcionários, pois dava uma imagem negativa a empresa. Podemos citar empresas que segue a linha de staff, como: Honda, Bic, Samsung, entre outros.

Teoria das Relações

Humanas Elton Mayo.

Chester Barnard.

Parker Follet.

Kurt Lewin.

Herbert Simon

Humanizar mais a organizações.

A Experiência de Hawthorne

O Homem começa a ser visto como uma ser humano, passando a ter necessidades.

Homos Social A teoria das relações humanas, ajudou as empresas atuais, para a formação de uma base solida, pois perceberam que o sucesso de seus produtos depende da satisfação de seus colaboradores.

Exemplos: Embraer, 3M, HP e outras

Teoria Neoclássi ca Peter Drucker, Willian Newman, Ernest Dale, RalphDavis, Louis Allen e George Terry Ênfase nos aspectos práticos e busca por resultados concretos e palpáveis. Alcance de objetivos e produção de resultados. Homem organizacional e

Administrativo. Especialização do trabalho para assim a empresa ter mais rendimento e diminui os custos da produção.

A teoria Neoclássica tem os mesmos princípios da clássica a diferença é que os clássicos tem “leis” e os neoclássicos com critérios as vezes elástico ou não.

Modelo Burocráti co Max Weber Voltada para a estrutura, traz racionalidade para empresa, mostrando as tarefas para cada funcionário.

Divisão de trabalho.

Hierarquia.

Regras fixas.

O Homem é visto como um subordinado, ocupante de cargos e de funções, aonde as ordens vindas de seus superiores tem que ser obedecidas e não revogadas, Seu trabalho é recompensado por um salario regular e perspectiva de avanço. Quase todas as empresas utilizam essa teoria, podemos citar: Igreja, militar, bancos e outros.

Teoria Estruturalsta Amitai Etzioni.

Blau e Scott Adoção de princípios de teoria clássica e das relações humanas.

Um novo conceito de estrutura.

Visão da organização como unidade social Homem organizacional, onde o homem desempenha vários papeis na sociedade, para ele ser bem sucedido é necessário: Tolerância, flexibilidade e outros Se preocupa com o interior da empresa e de como ela se relaciona com a sociedade, geralmente são empresas com fins sociais exercito, escolas, hospitais, igrejas, prisões.

Teoria

Comportamental Abraham Maslow.

Frederick Herzberg.

McClelland

Teoria das decisões.

Ênfase no comportamento organizacional.

Ênfase nos aspectos comportamentais

Pirâmide de Maslow.

Teoria X e Y A administração começa a ver que o homem é um ser que tem necessidades, Varias empresas nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com