TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresários bem-sucedidos

Artigo: Empresários bem-sucedidos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Artigo  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  384 Visualizações

Empreendedorismo

Sempre que falamos em empreendedorismo, associamos este termo às figuras de vários empresários bem-sucedidos, que construíram impérios organizacionais, invariavelmente, partindo do nada, ou melhor, partindo do principal: uma boa e inovadora ideia.

Este é o caso de pessoas como Bill Gates, Henry Ford, Steve Jobs e, ainda, Samuel Klein, Abílio Diniz, Francesco Matarazzo, entre muitos outros, que seria exaustivo citar. Mas o que estes vultos do capitalismo recente têm em comum? O que os faz serem considerados empreendedores? Para ser empreendedor, é necessário montar um negócio de sucesso? Este empreendimento precisa ser de grande porte? É preciso que ele seja baseado em uma ideia revolucionária e inédita?

Bem, estas são algumas das questões que serão discutidas nesse nosso primeiro encontro.

Antes de começarmos, que tal combinarmos o primeiro desafio da disciplina? Você deve ter percebido que entre os exemplos citados, na tela anterior, não há sequer um único empreendedor baiano e isso foi proposital.

Grande parte da literatura sobre empreendedorismo, inclusive algumas das referências que serão usadas por nós, se baseia no espírito empreendedor americano. Nossas referências, nesta área, estão sempre recheadas de exemplos distantes da nossa realidade, geográfica e profissional.

Por isso, lançamos o desafio: que tal reunirmos o maior banco de dados possível sobre empreendedores baianos de sucesso?

E, que tal, se esses exemplos forem provenientes de áreas profissionais diversas, mais especificamente, da sua área de atuação?

Então, comece a pensar em algumas sugestões e até o final da aula você saberá avaliar o grau de empreendedorismo de cada um dos indivíduos em que pensou.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com