TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esclarecimento do contexto "Empresa e empreendedorismo" com suas conseqüências e objetivos

Relatório de pesquisa: Esclarecimento do contexto "Empresa e empreendedorismo" com suas conseqüências e objetivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  Relatório de pesquisa  •  4.308 Palavras (18 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

1.Introdução........................................................................................................... 3

2.Resumo................................................................................................................ 3

3.Desenvolvimento................................................................................................. 4

4.Considerações finais........................................................................................... 15

5. Referências Bibliografias.................................................................................. 15

1 Introdução

O Objetivo deste trabalho é o esclarecimento do contexto “Empresa e Empresário” com suas implicações e objetivos. Definiremos de forma clara o conteúdo desde a criação de uma empresa passando por: Tipo de empresa, tributos, títulos de créditos, funcionalidade, função social da empresa, direitos e deveres. Escolhemos uma empresa prestadora de serviços na área de manutenção industrial, sendo conhecida nacionalmente e trabalhando em grandes empresas do mercado, levando sempre em conta o comprometimento perante os funcionários e os clientes, abaixo apresentaremos detalhadamente cada assunto.

O ramo do Direito que trata das questões comerciais, que remonta ao período colonial, sofreu diversas mudanças para se adequar a nova realidade vivenciada no país. Em paralelo ao crescimento econômico que o Brasil apresentou ao longo dos anos e com o surgimento de novos negócios os assuntos pertinentes ao direito comercial ganhou mais expressividade tornando-se objeto de estudo principalmente no âmbito jurídico, sendo denominado como Direito Empresarial.

2 Resumo

O desafio de aprendizagem tem por objetivos favorecer a aprendizagem, estimular corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz; promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo; desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto-aprendizado; oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem; auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação; promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão e direcionar o estudante para a emancipação intelectual.

3 Desenvolvimento

O novo direito empresarial vem com uma nova roupagem consubstanciada na ferramenta eletrônica proveniente da tecnologia impregnada revolucionou o moderno direito empresarial, aparelhando-o, diferentemente, de sua concepção antiga, a exemplo do vetusto Código Comercial de 1850.

Com razão, a sociedade globalizada influenciou em termo de economia, mudando os conceitos, interferindo na razão de ser da atividade empresarial e, principalmente, na consolidação de parcerias e novas estratégias para ganhos em escala de mercado.

*Direito comercial:

Parte que cuida e suporta atividade econômica de fornecimento de bens ou serviços o que podemos denominar de empresa, tem como objetivo o estudo de casos para a superação de conflitos envolvendo empresários ou os relacionados às empresas. Anan e Marion (2010,p.11).

*Direito empresarial:

Sistema de regulação das atividades econômicas entre os particulares inclui as atividades de prestação de serviço e as ligadas à terra que passaram a se submeter às normas aplicáveis às atividades de comércio, bancários, securitários e industriais. Anan e Marion (2010, p. 13).

*Empresa e sua evolução:

A evolução empresarial ocorreu principalmente no setor tecnológico, onde as empresas que não estão dispostas a mudar ou não se interessam pelo mercado, acabam ficando ultrapassadas e caindo na inércia, acarretando em perdas grandiosas. O sucesso empresarial do século XXI está no comprometimento organizacional, pensando sempre na modernização com enfoque na gestão da informação e do conhecimento mercadológico.

* Empresário:

A empresa é uma atividade, e como tal deve ter um sujeito que a exerça, o titular da atividade que é o empresário. Este é quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços (conceito do novo Código Civil, artigo 966 – no mesmo sentido do artigo 2082 – Código civil italiano). O empresário é o sujeito de direito, ele possui personalidade, pode ele tanto ser uma pessoa física na condição de empresário individual quanto uma pessoa jurídica na condição de sociedade empresária, de modo que as sociedades comerciais não são empresas, como afirmado na linguagem corrente, mas empresário.

Empresa Escolhida:

Senac Rio - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Rua: Marquês de Abrantes 99, Flamengo - Rio de Janeiro – RJ CEP: 22230-60

Tamanho: Grande porte

Ramo de atuação: Educação

Produtos: curso de capacitação de ensino/qualificação

Publico alvo: pessoas que tem o interesse em capacitar-se profissionalmente

Missão: Promover o desenvolvimento das competências das pessoas e organizações através da oferta de produtos e soluções de excelência alinhada às necessidades dos setores do comércio de bens, serviços e turismo do Estado do RJ.

Visão: Ser a instituição de referência no desenvolvimento de competências pertinentes aos setores de comércio de bens; serviços e turismo do Estado do RJ.

Valores: Busca de harmonia; Consciência em ação; Transparência; Responsabilidade pelo todo; Pró-soluções; Equilíbrio de interesses; Respeito à diversidade; Sustentabilidade.

Cultura de dono:

Aprendizagem e Melhoria continua.

Orientação para resultados:

Destaca-se a função social que o convívio no mundo corporativo promove, possibilitando aos participantes adequarem-se aos ambientes diversos sem, contudo, deixar de buscar oportunidades para expressarem seus pontos de vista. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com