TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola do pensamento econômico

Ensaio: Escola do pensamento econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Ensaio  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 3

1) Cada escola do pensamento econômico tem preocupações diferentes. Assim, fisiocratas, mercantilistas e clássicos tinham visões diferentes da economia. Neste sentido qual das afirmativas abaixo é correta:

a)Os mercantilistas acreditavam no domínio da natureza na economia. Para estes, a verdadeira riqueza das nações estava na agricultura, pois só ele aumentava a produção.

b)Os fisiocratas se preocupavam, sobretudo, com a política econômica, com saldos favoráveis na balança comercial, com o estoque de metais preciosos e com o poder do estado.

c)Para os clássicos, a preocupação central era o crescimento econômico em longo prazo, o modo como a distribuição da renda entre as diversas classes influencia este crescimento e que a economia é regida por leis naturais, auto-reguladoras, que levam à harmonia social.

d)Para os mercantilistas havia uma preocupação em relação as condições de vida dos trabalhadores, dado que estes eram explorados pelos patrões.

e)Para os fisiocratas os bens tem valor porque tem utilidade, então surge a utilidade marginal que refere-se a satisfação adquirida pelo indivíduo a medida em que ele aumenta o consumo de um bem.

2) Nos dias de hoje a economia pode ser definida como o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos e que podem ser utilizados de formas alternativas para satisfazer determinadas necessidades. Adam Smith foi o primeiro economista a propor uma organização coerente e lógica da economia. A partir dele a economia passou a ter status de ciência que:

a)Estuda todas as formas de vida, passando pela fauna, flora e até o desenvolvimento humano.

b)Busca descobrir as leis gerais e particulares que regem a atividade econômica, de comum acordo com a natureza dos fatos vigentes.

c)Que trata dos agrupamentos humanos com a peculiaridade do olhar holístico, buscando a perfeita sinergia entre pessoas, estrutura e recursos.

d)Estuda o sistema de normas de conduta imposto por um conjunto de instituições para regular as relações sociais.

e)Que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano.

3) Em economia para produzir bens e serviços utilizamos fatores de produção – Terra, Capital e Trabalho – para produzir bens e serviços afim de satisfazer as necessidades humanas. Ocorre, porém, que as necessidades humanas são ilimitadas e se renovam constantemente, seja devido ao próprio crescimento populacional, ao desejo de elevação do padrão de vida que as pessoas têm e até mesmo em função do meio em que se vive. Por outro lado, nenhum país dispõe de todos os recursos necessários para satisfazer todas as necessidades da coletividade. Desta observação podemos verificar que temos um problema, pois se de um lado os recursos são limitados, de outro as necessidades humanas são ilimitadas. Esta condição de oposição nos apresenta um problema que a economia chama de:

a)Excesso de produção de bens e serviços.

b)Produção constante.

c)Escassez.

d)Necessidades humanas limitadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com