TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esperando o crescimento da economia brasileira

Artigo: Esperando o crescimento da economia brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  Artigo  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 4

O aquecimento econômico brasileiro proporcionando aumento do poder aquisitivo, basicamente determinado pelo crescimento da renda disponível da coletividade, tem condições de provocar a expansão da procura de determinados produtos e serviços. O Portal de Notícias da Globo (G1-Economia e Negócios) publicou em 9 de janeiro de 2010 a reportagem “Economia aquecida deve liberar 'desejo represado' de consumo em 2010”. O teor desta reportagem estava concentrado na seguinte previsão:“A expectativa de crescimento acima de 5% da economia em 2010 deve liberar o "desejo represado" dos consumidores brasileiros. Na lista de desejos do consumidor nacional estão a renovação de televisão, geladeira, telefone celular e computador.

Segundo o Ibope, trocar a televisão está nos planos de 6,4% dos brasileiros para os próximos 12 meses. Isso quer dizer que mais de 6 domicílios de cada 100 que possuem televisão pretendem comprar um aparelho novo ao longo de 2010.

Nesta mesma comparação, diz o instituto, a taxa de renovação das geladeiras deve ficar em 5,7%, enquanto a dos telefones celulares e computadores devem marcar, respectivamente, 4,7% e 3,8%.”

Considerando que o preço de equilíbrio sofre influência da dinâmica de mercado em relação à demanda e a oferta identifique abaixo a afirmativa correta sobre o preço de equilíbrio:

a.

Deslocar-se-á da posição de equilíbrio inicial para um nível mais alto, se não houver possibilidade da expansão da oferta do produto.

b.

Cairá do ponto inicial para uma posição mais baixa, se a oferta do produto permanecer inalterada.

c.

c)Permanecerá inalterado, pois as variações na quantidade demandada se realizam ao longo da curva inicialmente definida.

d.

Permanecerá inalterado, pois as variações na quantidade ofertada se realizam ao longo da curva inicialmente estabelecida.

e.

Subirá considerando que o aumento na renda provoca um aumento nos custos de produção o que provocará aumento na oferta do bem.

Ao iniciar os estudos em economia você teve contato com o seguinte conceito:

Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem(escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. (VASCONCELLOS & GARCIA, 2004, p.2).O ato de tomar decisões/escolher sobre um caminho a seguir é uma atitude que todo economista está habituado a desempenhar. É importante observar que ao analisar o comportamento dos indivíduos ora pelo lado da demanda ora pelo lado da oferta o que se busca encontrar é como esses indivíduos realizam suas escolhas seja para adquirir um bem (produto/serviço) seja para produzi-lo. Os interesses divergentes entre produtores e compradores tendem a provocar desequilíbrios no mercado. O ponto que busca satisfazer os interesses desses agentes econômicos é chamado ponto de equilíbrio de mercado. Identifique abaixo a alternativa que apresenta o conceito formal de equilíbrio de mercado em economia.

a.

Ponto de Equilíbrio de Mercado significa estar disposto a comprar, ao passo que comprar é efetuar realmente a aquisição. O Ponto de Equilíbrio de Mercado reflete uma intenção, um desejo, enquanto a compra constitui uma ação.

b.

Ponto de Equilíbrio de Mercado é ter a intenção ou estar disposto a vender, enquanto que vender é fazê-lo de fato. O Ponto de Equilíbrio de Mercado mostra as intenções de venda dos produtores.

c.

O ponto de equilíbrio é dado pela intersecção das curvas de demanda e de oferta. Este ponto é único, a quantidade que os compradores desejam comprar é exatamente igual à quantidade que os produtores desejam vender, não há excesso de demanda ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com