TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Investimento De Capital

Trabalho Escolar: Planejamento E Investimento De Capital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  1.154 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo sobre planejamento dos Investimentos de Capital

O lucro que a empresa tem depende do sucesso que ela consegue alcançar com o uso de seus ativos, que podem ser humanos ou materiais.

A lucratividade depende de dois fatores: manter e ampliar sua estrutura de ativos e desenvolver uma estratégia de sucesso para essa estrutura.

Um investimento, em termos económicos, é capital que se aplica com o intuito de obter rendimentos a prazo. Esta aplicação supõe uma escolha que resigna um benefício imediato por um futuro e, em geral, improvável.

Decisões de um investimento de capital

O fator que mais afeta a lucratividade de um negócio é a qualidade das decisões gerenciais. As decisões estratégicas mais importantes são: as que envolvem comprometimento de grandes somas de dinheiro; comprometimento; decisões de investimento; sucesso ou fracasso da firma; política de gastos de capital.

Tipos de decisões de investimento de capital

As decisões de um investimento de capital dizem respeito a muitos assuntos, entre eles: a aquisição de ativos de longa duração, investimento em outros fundos, projeto especial, ampliação do leque de atividades da firma e desenvolvimento de projetos de capacitação de pessoal de alto nível para as empresas prestadoras de serviços.

Análise das propostas de investimento de capital

É uma análise feita com a intenção de reduzir alguns erros. Primeiramente, reduzir a área de incerteza antes de a decisão ser tomada. Depois assegurar de que todos os fatos conhecidos estão corretamente determinados e quantificados.

Existem três fatores que afetam as decisões de investimento de capital: o valor líquido de caixa, os retornos líquidos expressos em fluxos futuros de caixa esperados, o índice de retorno sobreo investimento.

Relevância do fluxo de caixa

Os desembolsos do investimento inicial englobam gastos com equipamentos, custo de instalação, treinamento dos recursos humanos, capital circulante, etc.

Os fluxos de caixa operacionais são associados com o investimento durante o período de vida útil, e são calculados depois de serem deduzidos das saídas operacionais de caixa e dos impostos.

A vida útil de um investimento pode ser encurtada por mudanças de mercado, que poderão diminuir os ganhos de tal forma que não justifique mais a continuação do investimento.

Métodos de avaliação de investimento de capital

Os métodos mais utilizados para avaliar propostas de capital são: taxa contábil de retorno, método do período de payback e as técnicas de fluxo de caixa descontado, existindo duas formas principais que são o valor presente líquido e taxa interna de retorno.

O período de payback projeta o tempo necessário para que os fluxos de caixa esperados paguem os desembolsos do investimento.

A taxa contábil de retorno procura mostrar a média estimada aual dos fluxos de entradas líquidas de caixa e expressá-los como uma porcentagem do investimento líquido.

O fluxo de caixa descontado reconhece que o valor do dinheiro está sujeito a uma preferência no tempo, e o fator juros é expresso como uma taxa de desconto.

O valor presente é uma função utilizada na análise da viabilidade de um projeto de investimento. Ele é definido como o somatório dos valores presentes dos fluxos estimados de uma aplicação, calculados a partir de uma taxa dada e de seu período de duração.

Ele leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Portanto, todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente. O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em análise, descontado pelo custo médio ponderado de capital.

A taxa interna de retorno é um método utilizado na análise de projetos de investimento. A TIR é definida como a taxa de desconto de um investimento que torna seu valor presente líquido nulo, ou seja, que faz com que o projeto pague o investimento inicial quando considerado o valor do dinheiro no tempo.

A taxa interna de retorno é a taxa de desconto que faz o VPL ser zero. Se ela é maior que o custo de oportunidade considerado, o projeto tem VPL positivo, caso contrário, o VPL será negativo. Aceita-se um projeto se a sua TIR for maior que o custo de oportunidade.

Custo do capital

A avaliação de um projeto de investimento requer que a empresa calcule o custo de seu capital.

O planejamento financeiro requer que a empresa faça sérias considerações sobre a estrutura de capital e sua composição de capital próprio.

A taxa interna de retorno é a taxa de desconto que faz o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com