TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura da empresa Eustáquio

Pesquisas Acadêmicas: Estrutura da empresa Eustáquio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos apresentar a estrutura de uma empresa que produz copos, pratos, talheres entre outros produtos descartáveis, que tem como proprietário o senhor Eustáquio, que administra a empresa concentrando todas as funções organizacionais.

Vamos propor para a empresa uma nova Reestruturação Organizacional, identificar problemas e propor melhorias ao longo do trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

A empresa do senhor Eustáquio precisa ser organizada, dividindo funções, criando departamento. Descentralizar o poder, as decisões serão tomadas em vários níveis hierárquicos, proporcionado uma melhor comunicação, já que está mais próxima da situação ocorrida. Criando departamento, o trabalho realizado será mais específico em cada área, tendo assim um resultado mais eficaz.

Deverá ser criadas áreas de operação, tais como:

• Área de recursos humanos;

• Áreas de Finanças e Contabilidade;

• Área de Marketing;

• Área de Produção.

A Área de Recursos Humanos terá grande importância, pois, administrará comportamentos individuais em busca do objetivo de todos. Cuida do recutramento, seleção, contratação e treinamento dos funcionários. Essa área é carregada de ver se é necessário o aumento salarial dos funcionários, já que a perda dos funcionários é grande justamente por ele ser abaixo do estabelecido pelo sindicato da categoria, que agora será igualado.

A empresa também fechará um convênio para poder beneficiar funcionários com plano de saúde. Além de tudo isso o departamento é responsável pelas seguintes funções: controle de ponto eletrônico, férias, benefícios, folhas de pagamento e também com o pagamento de prêmios de incentivo, para quem atingir metas pré-estabelecidas. Acompanhamento e avaliação de desempenho de funcionários, plano de cargos e salários.

A Área de Finanças e Contabilidade, será a área responsável por todos os aspectos que envolvem recursos financeiros, é na verdade, uma área indispensável, independentemente do tamanho da organização. Ela controla e “cuida” do combustível da empresa. Tem como objetivo principal captar e utilizar os recursos financeiros da melhor maneira, analisando e controlando, para ver qual melhor investimento, onde investir, de forma que a organização consiga chegar ao seu resultado eficaz.

Área de Marketing terá como foco principal, captar e manter clientes. Tem também como funções pesquisa, desenvolvimento de produtos, propagandas, preços, distribuição, vendas entre outras. Para um melhor entendimento do que os consumidores buscam, será desenvolvidas pesquisas focalizando mercado alvo e potencial. Será desenvolvida novas embalagens, promoções e propagandas em especial, divulgados pela internet, criando- se então, um site para a empresa, afim de atender melhor os clientes e fornecedores.

Já na Área de Produção seu objetivo é fornecer o produto da empresa, transformar matérias-primas em produto final que chegue até os nossos consumidores.

Para que a empresa tenha um melhor desenvolvimento, será criado a Área de Economia e Sustentabilidade. Ela servirá de tomada de consciência social na empresa, estimulando principalmente conscientização de seus funcionários. O departamento criará parceiros com cooperativas de catadores, para reciclar o lixo, reaproveitando da água utilizada, que agora será tratada para reutilização nos sanitários.

Criará em si, responsabilidade com a comunidade e o meio ambiente, averiguando com os fornecedores de matéria- prima se são ecologicamente corretos, fornecendo produtos de qualidade, mas ao mesmo tempo, contribuir com a necessidade e a preservação do planeta. Essas ações são algumas a serem desenvolvidas, entre outras, um longo trabalho a ser feito pelo e para a salvação do meio em que todos vivem.

O senhor Eustáquio deve ocupar o papel de diretor, ou seja, presidente da empresa, solucionando problemas, tomando decisões, avaliando e controlando resultados. E para que ele consiga desenvolver bem o seu cargo, terá que tornar eficaz em alguma habilidade, tais como: Habilidade tecnológica, habilidade humana e habilidade conceitual.

Sendo assim, a melhor habilidade que o Senhor Eustáquio deverá desenvolver, é a conceitual. Compreendendo o todo da organização, dirigindo, controlando, motivando e coordenando as atividades dos funcionários, a fim de um objetivo comum

Como diz (FAYOL, 1981, p. 26), “A Administração não é nem privilégio exclusivo nem encargo pessoal do chefe dos dirigentes da empresa; é uma função que se reparte, como as outras funções essenciais, entre a cabeça e os membros do corpo social”.

De forma direta, para a empresa, Eustáquio faz- se necessária a compra de mais máquinas estrusora, um investimento que visa o aumento da produção, já que a demanda da produção será aumentada. Juntamente com a área de Recursos Humanos, ele terá ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com