TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresas De Serviços Contábeis: Estrutura E Funcionamento

Trabalho Universitário: Empresas De Serviços Contábeis: Estrutura E Funcionamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  2.746 Palavras (11 Páginas)  •  814 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO1.1 Caracterização do Problema

A partir da década de 70, desencadeou-se um cenário cada vez maiscompetitivo e complexo delineado pelo ambiente econômico globalizado e aexcelência dos produtos se tornou imprescindível para a sobrevivência dasorganizações empresariais. Acrescentam-se, também, outros fatores como o ritmoacelerado do progresso tecnológico e o avanço do conhecimento nos diversosdepartamentos, que vêm ocasionando grandes mudanças para o setor produtivode bens e serviços.Para responder aos desafios que se apresentam, as organizações, de ummodo geral, demonstram interesse constante com a eficiência de seus fatores deprodução, buscando adotar práticas de gestão avançadas, assim como TQM(Gestão Pela Qualidade Total), ABC/ABM (Gestão Por Atividades) e a MelhoriaContínua, dentre outras, com o intuito de conhecer e melhorar o desempenho dosprocessos produtivos.As empresas contábeis também têm buscado adequar-se a esta novarealidade. Segundo pesquisas da FENACON (2001, p.6), “cada vez mais, asempresas de contabilidade estão procurando consultorias para reestruturar osprocessos de trabalho, visando agilidade, qualidade e segurança dos serviçosprestados. Porém, atualmente, essas mudanças ocorrem com apenas 10% dototal das empresas deste setor”.

Nesse contexto, percebe-se que, de uma forma geral, elas encontramdificuldades quanto ao seu próprio gerenciamento, principalmente nadeterminação dos custos, dos preços e na avaliação da performance dasatividades da cadeia de valor.De acordo com Figueiredo e Fabri (2000), os principais problemasenfrentados pelas empresas contábeis são causados principalmente pela falta dehabilidade gerencial, pela pouca atenção dada a sua própria prática contábil epelos preços inadequadamente calculados.

O custeio baseado em atividades integra em apenas umaferramenta o que já foi no passado um conjunto de funçõesisoladas - análise de valor, análise dos processos, gestão daqualidade e custeio. No entanto, é provável que seu maiorimpacto ocorra nos serviços. Já que as empresas de serviços,praticamente não dispõem de informações sobre custos.

É possível realizar a melhoria contínua dos serviços e daperformance dos negócios na gestão da empresa contábil, adotando aferramenta ABM?

1.2 Justificativa

No Brasil, as organizações contábeis somam 59.719 escritórios, empregamaproximadamente 90% dos profissionais dessa área, conforme dados doConselho Federal de Contabilidade (2001). Nota-se que esse setor é de granderelevância para o bem-estar social e o desenvolvimento econômico do país.Para Scarpin, Scarpin e Caligari (2000, p. 38), “o crescimento da profissãoindica que ela tem de acompanhar sempre as mudanças no ambiente, manter-seatualizada em termos de conhecimentos e habilidades esperadas do profissional eaplicar as ferramentas baseadas nas técnicas mais recentes, em oportunidadesadequadas.”As empresas contábeis desempenham importante papel no ambienteinterno e externo das organizações, pois “fornecem informações que vãodeterminar o sucesso empresarial de seus clientes” (FENACON, 2001, p.6). Noentanto, observa-se que as empresas contábeis enfrentam dificuldades quanto aogerenciamento dos negócios, pois desconhecem algumas ferramentas que podemauxiliar na mensuração dos recursos despendidos para executar as atividadesque compõem sua cadeia produtiva.

Segundo Lima (2001, p.6), “os instrumentos capazes de medir osdesempenhos dos processos ao longo da cadeia de valor existem. Entretanto,com freqüência os gestores desconhecem as ferramentas apropriadas para suamensuração”.

Nesse sentido, a gestão por atividades busca o aperfeiçoamento contínuodas atividades inerentes ao processo produtivo. Por meio da utilização doconceito de poucos que representam muito, de Pareto, associando-se a outrastécnicas como análise de valor, qualidade total,

just-in-time, Benchmarking

eoutras,

consegue-se obter reduções convenientes nos custos das atividades etarefas (COGAN, 1999).A crescente competitividade ocasionada pela globalização é determinantepara que as empresas contábeis invistam em técnicas avançadas de gestão.Aquelas que possuírem um sistema de gestão eficiente e capaz de fornecerinformações úteis aos gestores estarão certamente aptas para garantir suasobrevivência e continuidade nesse cenário de mudanças e incertezas.De acordo com Figueiredo e Fabri (2000, p.16), “o tema

gestão das empresas contábeis

é um dos mais importantes no elenco dos temas contábeis,pois envolve diversos aspectos da evolução e das mudanças ocorridas dentro dopanorama socioeconômico mundial que afetam a dinâmica dos negócios”, o quesugere a abordagem de um tema pouco explorado na bibliografia brasileira.Justifica-se, assim, o desenvolvimento desta dissertação a fim deconsolidar e divulgar um modelo de gestão para empresas contábeis, utilizandoas ferramentas ABC/ABM. O trabalho busca discutir a relevância dogerenciamento dos processos como forma de assegurar a competitividade econsolidar os conceitos recentes sobre as práticas da gestão por atividades comosuporte para a tomada de decisões.

Objetivos específicos

Identificar e sistematizar os processos, atividades e recursos que compõema cadeia de valor da empresa contábil.

Definir uma sistemática de mensuração do custo das atividades quecompõem o processo produtivo da empresa contábil, como base deinformações para a gestão dos negócios.

Propor um conjunto de indicadores de desempenho para auxiliar osgestores na tomada de decisões.

Realizar estudo de caso em uma empresa contábil situada no município deFlorianópolis – SC, com objetivo de validar o modelo proposto.

1.4 Pressupostos

A gestão por atividades pode contribuir para a melhoria da performancedas empresas contábeis.

O custeio por atividades proporciona a visibilidade dos recursos utilizadosna cadeia de valor das empresas contábeis.

Figueiredo e Fabri (2000, p.22) ressaltam que os principais problemasenfrentados pelas empresas contábeis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com