TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alguns problemas na estrutura organizacional das empresas Coopersulca e Itesc Card

Trabalho acadêmico: Alguns problemas na estrutura organizacional das empresas Coopersulca e Itesc Card. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Com as constantes mudanças ocorridas ao longo do tempo em dentro das organizações à Gestão de RH vem para atender as necessidades de empresas de grande, médio e pequeno porte. A área de RH tem se considerado uma ferramenta indispensável nas organizações, pois quando bem executada com fundamentos concretos atinge sua eficácia.

Este trabalho falará sobre duas empresas, O ITESC CARD e a COOPERSULCA que são organizações distintas tanto no ramo, como na proporção de pessoas quanto na sua própria gestão. Com objetivo de analisar e comparar dados coletado referente à Gestão de Recursos Humanos abrangendo as seguintes áreas: Recrutamento e seleção de Pessoal, Remuneração e Benefícios, Auditoria em Recursos Humanos e Legislação e Práticas Trabalhistas.

Atualmente as organizações estão localizadas em cidades vizinhas uma na cidade de Araranguá e outra na cidade de Turvo ambas em Santa Catarina.

Depois de concluída as pesquisas, podemos citar alguns problemas na estrutura organizacional, como a ausência de auditoria em RH em ambas, entre outros, que iremos apresentar no decorrer deste trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

De acordo com as pesquisas realizadas nas empresas Coopersulca e Itesc Card podem constatar que as mesmas não se identificam no processo de gestão de RH. Identificamos alguns aspectos que poderiam ser melhorados em relação ao planejamento estratégico das empresas.

Um bom planejamento de recursos humanos consiste em identificar o que deve ser feito para conseguir os colaboradores necessários para que os objetivos da empresa sejam alcançados. Para que este planejamento seja bem feito é necessário que o gestor de recursos humanos conheça todos os objetivos da empresa como missão, visão e valores.

Começaremos abordando um assunto que até pouco tempo não era conhecido mais que vem se tornando muito importante para o crescimento de qualquer empresa, a gestão de recursos humanos.

A área de RH é fundamental nas empresas, já que elas se encontram em um mercado extremamente competitivo, onde a exigência da qualidade e serviços é constante. Valorizar o capital humano é um diferencial importante para se manter no mercado de trabalho, proporcionando assim o crescimento da organização.

Neste sentido o RH deixou de ser apenas um setor responsável pela documentação dos funcionários e passou a atuar como fator estratégico para manter um bom ambiente de trabalho onde os funcionários se sentem motivados a desenvolver-se profissionalmente, colaborando assim para que os objetivos da empresa sejam alcançados.

Na empresa Itesc Card não existe uma estrutura formal de RH, e a falta deste setor interfere no bom desempenho de seus colaboradores e de suas respectivas atividades.

As tarefas de recursos humanos são distribuídas entre colaboradores de outras áreas, como o administrativo que faz recrutamento e seleção de funcionários, quando há necessidade de uma nova contratação a divulgação da vaga é feita através da internet, análise de currículos, a prática do conhecimento onde o candidato é escolhido a partir de referências dos próprios funcionários, e indicações de uma agência de empregos.

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com