TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e organização da educação brasileira

Projeto de pesquisa: Estrutura e organização da educação brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Educação e Diversidade

NAYANNE SANTANA DA SILVA - RA: 8527971371

Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Educação e Diversidade” e “Estrutura e Organização da Educação Brasileira”, sob orientação da Tutora EAD Simone Anacleto Pariz

GOIANIA - GO

2014

Introdução

Este trabalho tem a finalidade de compreendermos a importância do trabalho com as crianças e mostrando as diferenças e culturas existentes. Podendo ver leis ao nosso favor, Leis que muitos desconhece ao favor do aluno.

Qual é a importância do trabalho multiculturalismo na sala de aula, para compreender as diferenças, crenças, assim ensinando como se adaptar no dia-a-dia de cada um. Buscando forma cidadãos preparado para o mercado de amanhã. Ensinando a liberdade de expressar sem desrepeitar ao proximo.

A escola é um lugar onde se confronta todas as culturas, se tornando o ambiente mais apropriado para se desenvolver e transmitir esses conhecimentos.

Desenvolvimento

Passo1

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases

da Educação Nacional

(LDBEN 9.394/96) A Educação é desenvolvida na vida familiar, na convivência humana, na escola, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e manifestações culturais, a educação é dever da família e do Estado, baseando-se sempre na igualdade de condições, liberdade de ensinar e aprender, pesquisar e divulgar as culturas e pensamentos, respeito à liberdade, gratuidade do ensino público, valorização do professor. Processo de formação que se desenvolve, na vida familia, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. É dever da família e do Estado, inspira nos o princípios de liberdade e nas ideias de solidariedade humana. Finalidade o pelno desenvolvimento do educado, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Parâmetros Curriculares

Nacionais (PCN) Vivemos numa sociedade em constantes transformações que instiga no ser humano a necessita de todo tempo renovar os conhecimentos, ou mesmo produzir e reproduzir novos conhecimentos a ponto de tornar o homem um ser autônomo capaz de atender as exigências dessa sociedade bem como suas próprias necessidades, e atuar enquanto construtor de sua história. Os PCNs cujo obejetivo é auxiliar o docente na execução de seu trabalho, compartilhando seu esforçõ diário de fazer com que as crianças dominem os conhecimentos de que necessitam para crescerem como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seu papel em nossa sociedade. É um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental do País, orienta e garante coerência dos investimentos no sistema educacional. O processo de elaboração do PCN teve início após o estudo de propostas curriculares e da análise realizada pela Fundação Carlos Chagas sobre os currículos oficiais e do contato com informações relativas às experiências de outros países.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de

História e Cultura Afro-Brasileira e Africana Visa atender os propósitos expressos na Indicação CNE/CP6/2002, bem como regulamentar a alteração trazida à Lei 9.394/96 de Diretrizes de Bases da Educação Nacional, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica. Na Lei 9.394/96, asseguram o direito à iqualdade de condições de vida e de cidadania, assim como garantem iqual direito às diferentes fontes da cultura nacional a todos brasileiros. A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores. Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, na medida em que procedem de ditames constitucionais e de marcos legais nacionais, na medida em que se referem ao resgate de uma comunidade que povoou e construiu a nação brasileira, atingem o âmago do pacto federativo.

Referencial Curricular

Nacional para Educação

Infantil, Volume 1. A educação infantil vem crescendo de forma intensa tanto no Brasil como no mundo devido à urbanização, a participação cada vez maior da mulher no mercado de trabalho, uma nova organização familiar e conscientização da importância das experiências na primeira infância. Hoje em dia as proposta educacionais para educação infantil tem seu foco no cuidar e educar, no papel do afeto na relação pedagógica e sobre educar para o desenvolvimento da criança comum ser indivisivel. O professor deve considerar a capacidade de cada aluno, sendo elas afetivas, emocionais, sociais e cognitivas, pois cada um possui um tipo de conhecimento em determinados assuntos. Cada aluno é diferente. O ensino a ser desenvolvido deve levar em consideração o nível de aprendizagem de cada um.

Passo 2

Título: Comemoração do dias dos Pais Colégio Parque Sevilha 2013

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=BjFR7MxMUA

Acesso em: 15/03/2014

Análise crítica:

O colégio Parque Sevilha emocionou todos presente nesta festividade, principalmente os pais dos alunos, os professores trabalhou muito bem, na questão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com