TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas de gerenciamento de qualidade

Artigo: Etapas de gerenciamento de qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Artigo  •  241 Palavras (1 Páginas)  •  378 Visualizações

A Gestão da Qualidade é uma gerência focada na qualidade da produção e dos serviços de uma determinada empresa.

Inicialmente surgiu na Segunda Guerra, para corrigir os erros dos produtos bélicos e era utilizado o termo Controle de Processos. Com a evolução do tempo, passou a ser chamado de Garantia da Qualidade, que utilizava normas específicas para cada etapa. Após isso, surgiu o Controle da Qualidade, no começo do século XX, por Frederick, Taylor e Ford.

A primeira era da Gestão da Qualidade iniciou se em 1920, também conhecida como a era da inspeção, onde a técnica adotada era a de verificação.

Em 1940 iniciou a segunda era, onde o foco principal passou a ser a introdução de ferramentas estatísticas para o levantamento de informações a respeito do desempenho de produtos e processos, onde surgiu então o Controle Estatístico de Processos (CEP) e o departamento de controle da qualidade.

A terceira era iniciou se em 1950 e ficou conhecida como a era da garantia da qualidade, onde produtos e serviços podiam ser produzidos com preços menores, mas com a qualidade igual ou superior aos demais.

A quarta era da Gestão da Qualidade inicia se em 1960, e chamada de “Gestão da Qualidade Total”, onde elementos como missão, visão e valores são integrados a gestão da qualidade, os programas de qualidade agora são chamados de sistemas integrados de gestão da qualidade.

Em 1980, chegamos a era das “Normas ISO”, sistemas de garantia da qualidade segundo padrões adotados Internacionalmente.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com