TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DA QUALIDADE ETAPA 1

Trabalho Escolar: ATPS GESTÃO DA QUALIDADE ETAPA 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1

Introdução a Qualidade e a importância para o gestor. Gestão da Qualidade – Definições e Conceitos.

Origens da gestão da qualidade e sua consolidação nas empresas

A origem da gestão da qualidade se deu na Antiguidade, na época dos artesãos. Os artesãos acompanhavam o processo de confecção de seus artigos desde a aquisição e inspeção da matéria-prima até o pós - venda do produto acabado. Segundo entrevista do Professor Fernando Martinelli, o artesão era o principal responsável pelo controle, pela garantia e pelos processos de melhoria para o desenvolvimento de seu produto.

Nos dias atuais, as empresas continuam fazendo o acompanhamento da qualidade de seus produtos/serviços, porém, através de ferramentas e metodologias desenvolvidas para esse fim. O processo de produção nas empresas é planejado e sistematizado, diferente da época dos artesãos, onde o foco era o produto e não os processos. Os próprios artesãos inspecionavam os produtos acabados fabricados por eles mesmos sem qualquer intermediação, o que variava muito de acordo com as habilidades de cada artesão. Já as empresas possuem métodos mais similares umas das outras para garantir a qualidade do que é produzido, para que o produto atinja um padrão que esteja dentro dos requisitos mínimos exigidos pelo mercado para o que foi desenvolvido.

Hoje, diferentemente da era dos artesãos, com a abertura de mercado, existe uma grande oferta de produtos e serviços, tanto por parte de empresas nacionais quanto por produtos estrangeiros. O mercado tornou-se mais exigente e gerou competitividade entre as empresas, que passaram a ser mais cobradas pelo consumidor em função da relação qualidade-preço.

Com a Revolução Industrial, os produtos deixaram de ser customizados e passaram a ser fabricados em larga escala, através do uso de tecnologias desenvolvidas para essa finalidade. Os produtos passaram a atender a um padrão e surgiu a função de inspetor, encarregado de auferir a qualidade do produto. Porém, foi após a Segunda Guerra mundial que a área de qualidade foi se consolidando nos Estados Unidos, com o surgimento deassociações de qualidade, teóricos sobre o assunto e o Sistema de Controle da Qualidade Total (TQC), influenciando o modelo proposto pela InternationalOrganization for Standardization (ISO), a série ISO 9000, que surgiria mais tarde. Os japonesestambém obtiveram sucesso através da filosofia da qualidade total após a Segunda Guerra Mundial, devido a necessidade de se reerguer rapidamente em um mercado global competitivo, sendo hoje reconhecidos pela qualidade de seus produtos.

No Brasil, a gestão da qualidade consolidou-se nas empresas a partir dos anos 1990, quando o mercado nacional se abriu para produtos de fora e passou também a exportar mais, fazendo com que a indústria nacional precisasse se adequar a padrões internacionais de qualidade para manter-se no mercado. A qualidade tornou-se tão importante para as empresas brasileiras que desejassem se manter competitivas nacional e internacionalmente quanto já era para as norte – americanas desde as primeiras décadas do século XX e para as japonesas após a Segunda Guerra Mundial. A partir daí, o tema qualidade tem sido cada vez mais difundido e levado em consideração mais fortemente pelas empresas, como sendo fator essencial para a sobrevivência e competitividade no mercado.

Princípios da Gestão da Qualidade

Comumente, dizemos que um produto possui qualidade quando o consideramos bom, ou seja, quando está dentro de um padrão que atenda às nossas exigências e expectativas, possui características como durabilidade, resistência, etc. “O conceito básico de qualidade está relacionado a fazer melhor, com menos custo, entregando ao cliente produtos que correspondam a suas expectativas ou as superem” (PEARSON, 2010).

A qualidade é requisito essencial para competitividade no mercado nos dias de hoje, sendo que o conceito evoluiu e se comporta em um modelo sistêmico, conhecido como Gestão da Qualidade Total, ou Total QualityControl (TQC).É chamada de qualidade total pois entende-se atualmente que o conceito de qualidade vai além de evitar defeitos no produto final; abrange todos os aspectos da produção e a relação da empresa com o cliente e a sociedade. Ou seja, a empresa necessita garantir também preço justo, atendimento adequado, sustentabilidade e responsabilidade social, além de relacionar-se de forma ética com seus clientes, funcionários, fornecedores e concorrentes.

A partir de 1980, reconheceu-se a necessidade de haver um padrão internacional de qualidade para que as empresas conseguissem atender a esses itens. Através dessa percepção, desenvolveu-se então o conjunto de normas ISO 9000 pela InternationalOrganization for Standardization (ISO), cuja as normas são representadas no Brasil pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A ISO 9000 constitui oito princípios, são eles:

Foco no cliente.

Liderança.

Envolvimento de pessoas.

Abordagem de processo.

Abordagem sistêmica para a gestão.

Melhoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com