TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apts Gestão De Qualidade Etapa 1

Pesquisas Acadêmicas: Apts Gestão De Qualidade Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  1.904 Palavras (8 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

1. Introdução 2

2. Gestão da Qualidade Total - TQM 3

3. Empresa Utilizada 4

3.1. Características da Empresa 4

4. Setor Escolhido 9

5. Princípios da gestão da qualidade 10

6. Pontos críticos 13

7. Alternativas de melhorias 13

8. Padronização de Documentos 13

9. Bibliografia 14

1. Introdução

Neste trabalho ressaltamos a importância da gestão da qualidade e suas ferramentas nos processos do setor de expedição, na empresa Max Bolt. Os pontos críticos e alternativas para melhoria e solucionar problemas.

2. Gestão da Qualidade Total - TQM

A gestão da qualidade total, Total Quality management, ou TQM, consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais. Compõe-se de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança.

3. Empresa Utilizada

3.1. Características da Empresa

Max Bolt Indústria e Comercio de Metais S/A

Localizada no Barrio Taboão, cidade São Bernardo do Campo, São Paulo.

Segmento: Fabricação de peças automotivas, de médio porte.

Produtos: Grampos de Mola, Tirante de suspensão e Tirante para fixação.

Publico alvo: Todas as indústrias automotivas.

Funcionário, Tomaz Alves de Barros, auxiliar de expedição.

DUALIDADE DA GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR

Uma organização do Terceiro Setor deve ser vista com a peculiaridade de ser privada sem estar inserida no conceito geral de “Mercado” e de ser pública no âmbito de seus interesses, sem contudo ser “Estado”. Desta forma, se mostra híbrida, assim considerada como organização com atributo de Estado com momentos de lógica do mercado.

Ela decorre da liberdade de organização e expressão e leva indivíduos a se interessarem pelos aspectos políticos e sociais em ações associativas, partindo de um sistema misto de bem estar social numa área não claramente definida do espaço público na sociedade civil e, neste contexto, depende de uma gestão dual, assim entendida a peculiaridade de sua administração na medida em que se configura como público não estatal, agregando como atributos coordenadas e convergentes a representatividade de interesses coletivos, qualidade e efetividade dos serviços, viabilidade social, universalidade, democratização, cultura pública, autonomia e controle social com ação gerencial dos programas e finalidade social e para ressaltar a influência do processo de gestão.

Por trás desta escolha de conceituação está a idéia de que o Estado é ineficiente para resolver os problemas sociais e a solução está na eficiência do mercado, que aos poucos começa a atuar nas questões sociais por meio das instituições do TS. Como conseqüência, a ação social passa a ser associada a conceitos de mercado com objetivo de consubstanciar circunstâncias de existência tais como promover um bem público específico para atingir um bem público universal, estabelecer critérios de exclusão para permitir a inclusão, social.

Conceito da qualidade total- TQM

Resultado de Consultoria– custos gestão estratégica, viabilidade, implantação do sistema erp.

ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios; o ERP possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente.

Como a nova realidade do mercado tem feito com que as empresas contratem serviços especializados pelo tempo suficiente para diagnosticar e solucionar seus problemas, garantindo foco e agilidade para implementar as ações com qualidade e excelência .

Uma consultoria é o resultado da união de profissionais experientes com o objetivo transformas conhecimento em valor agregado para seus clientes.

Conceito de Qualidade Total (GQT ou TQM)

A Gestão para a Qualidade Total (GQT) ou, na terminologia inglesa, Total Quality Management (TQM), corresponde a um tipo de gestão caracterizado pela procura permanente de introdução de melhorias graduais e contínuas nos processos e procedimentos já existentes, procurando sempre a excelência na qualidade (ausência de lacunas, isto é, obtenção da satisfação total do cliente). Envolve, geralmente, a participação de todos os membros da 0rganização e baseia-se na hipótese de que a organização é um sistema, tal como definido abordagem sistêmica de gestão

Algumas das características mais relevantes da Gestão para a Qualidade Total são as seguintes:

Focalização no cliente o grande objetivo da GQT é o aumento da qualidade percebida pelo cliente, ou seja, qualquer melhoria introduzida tem sempre em vista a melhor satisfação das necessidades dos seus clientes. Ferramentas: algumas das principais ferramentas utilizadas pela GQT são os gráficos de acompanhamento e de controlo desenvolvidos por W. Eduards Deming, os diagramas causa-feitas e o benchmarking.

Participação de Todos: a GQT, ao contrário da Reengenharia , é um processo que envolve um elevado grau de participação de todos os membros da organização qualquer que seja o seu nível hierárquico.

Este artigo objetiva discutir os programas de gestão pela Qualidade Total (TQM) disseminados na indústria brasileira, buscando identificar quais as mudanças organizacionais que introduzem, induzem ou legitimam, qual papel jogam na reestruturação das empresas. Para isso, realizamos pesquisa de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com