TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas essenciais para se criar um novo negócio

Relatório de pesquisa: Etapas essenciais para se criar um novo negócio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Relatório de pesquisa  •  2.228 Palavras (9 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS - Empreendedorismo

Taguatinga/DF

2013

Professor tutor presencial: Elane Ramalho

Professor tutor a distância: Vanessa Neves de Oliveira

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Processos Gerenciais para a obtenção de nota.

Taguatinga/DF

2013

SUMÁRIO

Introdução 4

Definição de Empreendedorismo 5

Etapas essenciais para se criar um novo negócio 7

Conceito de Plano de Negócios 8

Execução do Plano de Negócio 13

Considerações Finais 14

Referências Bibliográficas 15

INTRODUÇÃO

O uso da tecnologia da informação vem transformando o dia-a-dia de vários indivíduos, tornando-se, assim, uma nova perpectivada relação humana- um fator importante para o desenvolvimento individual e coletivo. A relevancia desse fato pode ser comprovada pela PNUD, que publicou relatório dedicado a estudar o que novas tecnologias podem fazer para o desenvolvimento humano. O estudo enfatiza que as novas tecnologias não devem ser usadas como mais um fator para separar países desenvolvidos dos em desenvolvimento, mas que o seu uso deve ser voltado para melhorar a vida das pessoas atraveés da educaçãoe redução da exclusão social.

Recentemente o Ministério da Ciência e Tecnologia publicou os índices de inclusão digital no Brasil. O estudo demonstra que 22% da população brasileira

DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO

O conceito de Empreendorismo tem sido muito difundido no Brasil. Isso porque, nos últimos anos , após várias tentativas de estabilização da economia e da imposição advinda do fenomeno da globalização, muitas grandes empresas brasileira tiveram de procurar alternativas para aumentar a competividade, reduzir os custos e manter-se no mercado.Sendo o Empreendedorismo o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país, Identificando oportunidades, agarrando- as e buscando os recursos para transformá-las em negócio lucrativo.

Para Dornellas (2001) “ empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização”.

A atividade empreendedora caminha junto com inovação e a criatividade , pois um país precisa criar constantemente novos produtos e serviços, como também melhorar o que já existe. Existem estudos que provam: o desenvolvimento economico de uma região, de um país só é virtuoso se houver um movimento empreendedor acentuado e não há outra saída para qualquer nação que queira densenvolver-se, a não ser atravéz do espirito empreendedor de seus cidadãos.

A ênfase ao empreendedorismo surge muito mais como conseqüência

das mudanças tecnológicas e sua rapidez, e não é apenas um modismo. O mercado competitivo também faz com que os novos empresários adotem novas medidas. Por isso o momento atual pode ser chamado de era do empreendedorismo, pois são os empreendedores que estão eliminando barreiras comerciais e culturais, encurtando distâncias, globalizando e

renovando os conceitos econômicos, criando novas relações de trabalho e novos empregos, quebrando paradigmas e gerando riqueza para a sociedade.

Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado.

O empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados. Em qualquer definição de empreendedorismo encontram-se pelo menos, os seguintes aspectos referentes ao empreendedor: Iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz. Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o

ambiente social e econômico onde vive. Aceita assumir riscos calculados e a possibilidade de fracassar. O empreendedor é alguém capaz de desenvolver uma visão, mas não só. Deve saber persuadir terceiros, sócios, colaboradores, investidores, convencê-los de que sua visão poderá levar todos a uma situação confortável no futuro.

Um dos principais atributos do empreendedor é identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo.

São considerados como exemplo de empreendedores:

- Um indivíduo que cria uma empresa, qualquer que seja ela;

- Uma pessoa que compra uma empresa e introduz inovações, assumindo riscos, seja na forma de administrar, vender, fabricar, distribuir ou de fazer propaganda de seus produtos e/ou serviços, agregando novos valores;

- Um empregado que introduz inovações em uma organização, provocando o surgimento de valores adicionais.

A decisão de tornar-se empreendedor pode ocorrer aparentemente por acaso. Na verdade, essa decisão ocorre devido a fatores externos, ambientais e sociais, a aptidões pessoais ou a um somatório de todos esses fatores, que são críticos para o surgimento e o crescimento de uma nova empresa.

ETAPAS ESSENCIAIS PARA SE CRIAR UM NOVO NEGÓCIO

Uma idéia isolada não tem valor se não for transformada em algo viável de implementar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com